segunda-feira, 20 de abril de 2020

Brasília ganha resgate de bandas dos anos 1980



Brasília ganha mais um presente em comemoração ao seu aniversário de 60 anos, que será nesta terça-feira (21/04). Em uma iniciativa inédita de preservação da memória musical da cidade, será lançado o catálogo físico e digital iRaridades, compartilhando música made in Brasília em 240 lojas digitais, entre elas spotify, deezer, youtube music, entre outras. Em sua primeira edição, o projeto viabilizado pelo Fundo de Apoio à Cultura de 2018, resgata músicas de três bandas da emblemática cena musical da Brasília dos anos 80: Fama Volat, Banda 69 e TonTon Macoute.

TonTon Macoute, em foto de Tripê
O projeto foi idealizado pelo produto Gustavo Vasconcellos, da GRV Media, Música e Entretenimento, e contará com o lançamento de um álbum triplo com 24 músicas, oito de cada banda, escolhidas por uma curadoria formada pelos integrantes de cada grupo. Segundo Vasconcellos, “o álbum será disponibilizado em formato CD e nas lojas digitais de todo o planeta; as 24 músicas, armazenadas em fitas cassetes, DAT e ADAT (formatos anteriores às mídias digitais) foram restauradas, remixadas e remasterizadas num trabalho primoroso”.

Banda 69, em foto de Ulisses Lacava
Apesar de ser considerada uma mídia obsoleta, a impressão dos CD’s obedece a uma exigência do FAC, ao mesmo tempo em que resgata de maneira simbólica e palpável uma lembrança afetiva e musical da história recente de Brasília. As mil cópias serão distribuídas entre as bandas participantes do projeto, FAC e formadores de opinião.

Entusiasmado, o idealizador garante que “ficou um trabalho lindíssimo. Não tenho dúvida de que se tornará item de colecionador. O encarte, além do CD, traz fotos e textos sobre a trajetória valorizados pelo design do Cascielli”, adiantando que os lyric videos já podem ser conferidos no canal de Youtube da GRV.

A banda Fama Volat, em foto de  César Mendes
O lançamento do iRaridades, inicialmente, também previa evento de lançamento em 21 de abril, com apresentação das músicas feita pelos próprios integrantes das bandas e músicos convidados. Com as medidas de isolamento devido à crise do coronavírus, a nova data segue sem confirmação. Até lá, aos fãs das bandas, contemporâneos daquela época ou quem quiser saber ou sentir um pouco da atmosfera daquela época, a GRV montou um grupo no Facebook, cuja participação depende de aprovação prévia, e mantém um hotsite. Vasconcellos adianta que também estão previstos bate-papos entre os envolvidos no projeto.  


Serviço:
iRaridades
Lançamento nas lojas digitais em 21 de abril
Youtube (a partir de 21 de abril): https://www.youtube.com/user/grv2014/featured

Nenhum comentário:

Postar um comentário