quarta-feira, 17 de novembro de 2021

Literatura universal comemora 200 anos de Dostoiévski


A literatura universal comemora neste mês de novembro 200 anos do nascimento do escritor russo Fiódor Mikháilovitch Dostoiévski. Nasceu em Moscou, no dia 11 de novembro de 1821 – alguns registros apontam para 30 de outubro. Descobriu sua vocação literária com apenas quinze anos, enquanto estava na Escola Militar de São Petersburgo, influenciado por autores como Púchkin, Gogol, Byron, Victor Hugo, Shakespeare e Balzac.

Seu primeiro romance publicado foi Pobre Gente, em 1846, com vinte e cinco anos. O livro foi bem recebida pelos críticos e o público. Começava ali uma carreira brilhante, que marcaria a literatura do século XIX e iria influenciar autores importantes do século XX, mostrando que sua obra era atemporal e definitivamente universal.

O escritor húngaro Miklós Szabolcsi, em sua importante obra “Literatura Universal do Século XX”, ressalta a grandeza do escritor russo por revolucionar a psicologia, ao criar personagens que possuem caráter multifacetado e por destruir “a antiga representação da personalidade, desvendando uma nova, em que os indivíduos não são racionais, equilibrados, harmônicos, e não possuem caráter unívoco, mas polissêmico”.


Os personagens de Dostoiévski “são, ao mesmo tempo, heróis e covardes, santos e assassinos, que a um só tempo consolam, ferem e atormentam”, diz Miklós. E acrescenta que a obra do genial escritor russo reflete “as tempestades, fracassos e horrores do século XX, antes de Kafka, e no decorrer do pacífico e semi-apaziguado século XIX”.

A lista de grandes escritores influenciados por Dostoiévski é enorme. Segundo Miklós, vai de André Gide e Mikhail Bulgakov, de William Faulkner a Julio Cortázar e André Malraux. Nessa lista podem ser incluídos também Friedrich Nietzsche, William Faulkner, Jean Paul Sartre e, mais recentemente, Orhan Pamuk.

Dostoiévski faz parte da fantástica e pujante literatura russa, que tem nomes como Nikolai Karamzin, Aleksandr Púchkin, Nikolai Gógol, Vsiévolod Gárchin, Anton Tchekov, Lev Tolstói e Maksim Górki, entre tantos outros geniais. A Nova Antologia do Conto Russo (1792 a 1998) traz obras primas de todo esse pessoal. Deve ser lido. Recomendadíssimo.


Pra comemorar os dois séculos desse gênio da literatura, uma sugestão é a coleção lançada pela Editora 34, reunindo 24 volumes, todos com tradução direta do russo. A coleção reúne obras desde o primeiro romance do autor, Gente Pobre (1846), ao último, Os Irmãos Karamázov (1880), incluindo seus contos e as Crônicas de Petersburgo.

Faço um desafio aos leitores do ZecaBlog. Leiam pelo menos um livro de Dostoiévski neste mês de novembro. Uma boa forma de comemorar os dois séculos de nascimento desse autor genial.


Nenhum comentário:

Postar um comentário