sábado, 31 de agosto de 2024

Dia do Blog serve para comemorar muitas conquistas

Ilustração de Marco Antônio Soares Júnior

Tem data comemorativa para tudo quanto é gosto no calendário. Já existe até o Dia Internacional do Blog, comemorado hoje (31/08). A escolha dessa data não tem referência histórica, nem serve para homenagear algo ou alguém relacionado a esse instrumento de comunicação da era tecnológica. Mas, achei interessante saber que se trata, simplesmente, de uma escolha por questão visual. O 3108 remete à palavra Blog.

O ZecaBlog surgiu em fevereiro de 2011. Veio com a proposta de divulgar a cultura, de forma ampla, para que ela se torne, cada vez mais, robusta, inclusiva e transformadora. De lá pra cá, foram publicados 895 textos, que geraram quase 490 mil visualizações de páginas, com 1.588 comentários.

O fortalecimento da cultura é fundamental em uma sociedade que se pretenda verdadeiramente democrática. Nesta década, tivemos a atuação ostensiva de um presidente contra as manifestações culturais. Pelo seu viés terrivelmente autocrático, sempre pressupôs que a cultura, assim como a educação, deveria ser sufocada para que não estimulasse a capacidade de pensar do ser humano.

O mundo sofreu uma verdadeira revolução na forma como nos comunicamos. Desde o surgimento do extinto Orkut (lembram?) ao Facebook, em 2004, e com o surgimento dos canais de mídia social – Instagram, Twitter (X), TikTok, LinkedIn e Thread, entre outras –, essas plataformas passaram a desempenhar papel fundamental na maneira como interagimos, compartilhamos informações e nos conectamos uns com os outros.

O impacto desse novo universo da comunicação é notável na cultura, que é o objeto maior e primeiro deste blog. Nas relações sociais, nos ambientes familiares e de trabalho há um interferência significativa, que gera tantos desafios quanto oportunidades para indivíduos e sociedade como um todo.

As redes sociais possibilitaram a disseminação de notícias falsas em uma escala sem precedentes na história da convivência humana. O surgimento das eco câmeras e bolhas de filtro deixou as pessoas expostas principalmente a perspectivas que confirmam suas próprias opiniões e crenças.

É necessário alertar, também, para o compartilhamento de informações pessoais nas redes sociais e a falta de cuidado no manejo. São situações que podem tornar-se uma ameaça à privacidade dos usuários, abrindo espaço para o roubo de identidade, assédio cibernético e outras formas de exploração.

Nossa participação nesse novo mundo tecnológico e de comunicação, ao longo desses quase 14 anos, é o de contribuir, por meio da cultura, para uma sociedade mais humana, socialmente justa, politicamente democrática, com direitos e oportunidades iguais para todos, independentemente de cor, raça, credo, gênero ou filiações partidárias e convicções ideológicas.

Assim, surgimos. Desta forma, estamos navegando por mares tenebrosos. E assim, seremos no futuro, que temos capacidade, inteligência, criatividade para construir de forma cada vez melhor.

Temos muito a agradecer às leitoras e leitores que por aqui passaram e aos que ainda passarão. Muito obrigado, e viva a cultura!


13 comentários: