terça-feira, 17 de abril de 2012

Dieta moderna para noivas é um risco para o romantismo

A sociedade moderna é realmente cheia de novidades preocupantes. No programa Bom Dia Brasil de hoje foi veiculada uma matéria sobre uma nova dieta, inventada nos Estados Unidos, que garante às noivas um emagrecimento rápido às vésperas do casamento. Elas podem perder até 10 quilos em dez dias e percorrer o tapete vermelho até o altar com um corpinho de enlouquecer o noivo.
Em resumo, a dieta consiste em alimentar-se por uma sonda, colocada pelo nariz, que vai direto ao estômago (foto acima). As noivas passam a se alimentar, por um tubo, com uma mistura de água, proteína e gordura, que soma cerca de 800 calorias por dia. O tratamento custa algo em torno de três mil reais.
Os efeitos colaterais são muitos, mas isso é bobagem quando o importante é atingir-se o conceito "ideal de beleza". A dieta permite a queima de gorduras, mas o organismo também queima outros combustíveis e produz toxinas. Os efeitos colaterais são desprezíveis diante do amor – tonturas, prisão de ventre, pedra no rim, mau hálito e problemas cardíacos. Já pensaram: tudo isso junto em plena lua de mel. É divórcio no dia seguinte...
Ainda bem que existem noivas à moda antiga. Aquelas que se preparam para o grande dia alimentando-se bem e fazendo exercícios físicos. A queima dos restos das calorias fica para a lua de mel, num processo antiquado e bem mais prazeroso.
No interior ainda existem noivas que recebem serenatas às vésperas do casamento, muitas vezes com o próprio noivo cantando canções como Eu Sonhei Que Tu Estavas Tão Linda, uma belíssima valsa de Lamartine Babo e Francisco Mattoso, que coloco abaixo na interpretação romântica de Francisco Alves, o rei da voz. A orquestração nessa gravação de Chico é simplesmente antológica.
Acredito tanto em noivas à moda antiga, tradicionais e românticas, que, há alguns anos, fiz uma poesia para um casal de amigos que iriam se casar. Lembro também de um amigo, lá de Uruaçu, Zé Renato, que nos deixou prematuramente. No seu casamento, lá em Anápolis, que naquela época ainda não tinha Cachoeira, o meu amigo de infância recebeu a noiva no altar, cantando a canção postada abaixo.
Os tempos românticos eram bem mais interessantes. Tudo isso – serenata, noivo recebendo a noiva cantando no altar – me parece impossível na era da alimentação de noiva por tubos. Imaginem o noivo, debaixo da janela, fazendo serenata para uma noiva entubada. Ou então, a noiva, com prisão de ventre, tendo que andar vagarosamente no corredor da igreja, enquanto o noivo estica nos acordes: “Eu sonhei que tu estavas tão linda, numa festa de raro esplendor”.
Sinceramente, é melhor preservarmos o romantismo...

Aos Noivos
José Carlos Camapum Barroso

O casamento
É o unguento
Da solidão.
É o remédio
Da alma
Que acalma
O coração.
O tempero,
Ora salgado,
Ora apimentado,
Que aquece
Os sonhos
E adoça
A visão.
O casamento
É o momento,
Lá no futuro,
Ou no passado,
Sempre presente
No coração.

Juntem todos
Seus cacos,
Seus trapos,
Num prato,
E sirvam-no,
Dia após dia,
Regado a paixão.



Um comentário:

  1. Grande José Carlos, trazendo-nos preciosidades da música popular brasileira! Que bom poder ouvir a voz aveludada do grande Chico Alves, o Chico Viola, por tantos imitado!

    ResponderExcluir