quarta-feira, 4 de julho de 2012

Ronaldo Silva rompe fronteiras e vai expor sua arte no Canadá


Ronaldo Silva, nosso querido amigo e talentoso fotógrafo, também conhecido aqui no blog como Ferreirinha, rompeu as fronteiras do Distrito Federal e até mesmo as do Brasil. Seus registros fotográficos começam a ser expostos nesta sexta-feira, em Toronto no Canadá, como parte da segunda bienal Expressions of Brazil, na qual se comemora os 26 anos de intenso movimento de imigração Brasil/Canadá.

O fotógrafo Ronaldo Silva apresenta a capital do Brasil, Brasília, como "Patrimônio Cultural da Humanidade - UNESCO". O seu colega catarinense Daniel Babinski participa mostrando que o carnaval de Santa Catarina, no Sul do Brasil, também arrasta milhares de foliões.

Considerado o maior evento do Brasil em Toronto por reunir diversas atividades num único ambiente e por ter a chancela do Harbourfront Centre, o Expressions é lazer totalmente gratuito, além de servir como instrumento para fortalecer a carreira dos artistas e contribuir na  divulgação da Marca Brasil. O foco do evento são artistas brasileiros que moram fora do país e outros, canadenses e americanos que vem construindo plateia internacional para a cultura brasileira.


Ronaldo Silva leva na bagagem a Brasília Monumental, com sua arquitetura marcante de Oscar Niemeyer, horizontes inesgotáveis e a urbanização moderna de Lúcio Costa. Inseridas nesse contexto também estão fotos da nossa vegetação, como a beleza dos ipês, dos finais de tarde, que eu já tive a oportunidade de postar neste espaço (clique aqui), e também a Brasília festiva, com o colorido de balões em um céu intensamente azul.


Sua capacidade de observação vai além dos monumentos já consagrados e tão explorados pelas lentes dos fotógrafos sob os mais diversos ângulos. Com muita sensibilidade, Ronaldo captou uma beleza toda especial na obra do estádio Mané Garrincha, ainda em construção e que vai abrigar a abertura da Copa das Confederações e alguns jogos da Copa do Mundo de 2014.


O sucesso da exposição de Ferreirinha no Canadá está garantido também por essa bela foto do alvorecer em Brasília, captado a partir do Congresso Nacional. Esse esplendor do Céu de Brasília está registrado em poesias e canções, como a Linha do Equador de Djavan, postada abaixo.
Brasília com suas belezas monumentais, tombada como Patrimônio Histórico da Humanidade, merece essa homenagem. E Ronaldo Silva faz juz ao espaço que vem conquistando gradativamente, mas com muita segurança.


Nenhum comentário:

Postar um comentário