quinta-feira, 5 de julho de 2012

Uruaçu, aos 81 anos, é o bóson de Higgs do futuro


O bóson de Higgs, responsável pela existência da matéria que compõe o meu corpicho, está nessa catedral de Uruaçu, que ontem (04 de julho), uma data histórica para a humanidade, completou 81 anos de existência. Além de ser o dia da fundação dessa joia rara, maravilha de cidade, o ponto mais central do Brasil, do planeta Terra e quiçá do Universo, o dia de ontem – que também serve para os americanos comemorarem sua independência – foi também escolhido para que dezenas de cientistas anunciassem a detecção da partícula de Deus, nome popular dado ao bóson de Higgs.
Pronto. O dia 4 de julho passa a ser a data das grandes realizações, das descobertas capazes de mudar o rumo da ciência e, portanto, do caminhar da humanidade. Para o bóson de Higgs convergem-se todas as atenções da comunidade científica. A Física, com certeza, ganhará novos contornos e são incalculáveis os desdobramentos que virão nos campos da eletrônica, da ótica, da biologia e os avanços nas áreas tecnológicas e de computadores.

Uruaçu, além de riquezas minerais e culturais, tem hoje o segundo maior lago do Brasil em espelho d’água e o primeiro em volume de água, que é o da Serra da Mesa. A cidade está à margem de uma das principais rodovias brasileiras: a BR- 153, que liga Brasília a Belém. É de Uruaçu que sai a BR-080, rodovia que liga toda a região central e boa parte do norte do país a Brasília. A futura ferrovia Leste-Oeste vai cruzar com a ferrovia Norte-Sul lá em Uruaçu, claro, por ser justamente o ponto mais central do Brasil, como dito acima.
Essa equidistância de tudo e de todos os pontos do Brasil e do mundo, talvez também do Universo (isso ainda carece de demonstração científica), faz com que Uruaçu seja o polo cultural do futuro. A energia que existe solta no ar daquele pequeno município nos leva a crer que o Big Bang deve ter ocorrido por lá, ou em algum local muito próximo, talvez no Muquém, uma região sagrada (para ler, clique aqui). Se a comunidade científica soubesse de tudo isso, teria instalado o colisor de partículas na divisa dos municípios de Uruaçu e Niquelândia – a partícula de Deus já teria sido isolada há muitos anos.

Os cientistas não gostaram muito desse nome dado ao bóson de Higgs. Eu adorei. Partícula de Deus é teológico, filosófico e nunca deixará de ser científico. A ciência vai conseguir desvendar os mistérios do surgimento do Universo, da matéria e de outras polêmicas que há séculos atormentam os pensadores. Os mistérios da criação, no entanto, vão continuar a permear as mentes humanas, sempre muito férteis quando o objetivo é preencher os vácuos deixados pelo conhecimento, ou então, para aplacar o medo dos fenômenos naturais.
Se o físico inglês Peter Ware Higgs permitir, e a comunidade científica concordar, os uruaçuenses estamos dispostos a ceder o nome de Uruaçu para batizar a tão badalada partícula. Ficará assim: o “bóson de Uruaçu”, o “pássaro grande” que deu origem à partícula subatômica. O lugar onde a vida começa e nunca termina.
O resto é vã filosofia.

7 comentários:

  1. ``Parabens pela materia......

    ResponderExcluir
  2. Do amigo Nélio Bastos, recebi este comentário por e-mail:

    "Por falar em mentes férteis, a sua viajou por caminhos nunca dantes percorridos ao falar da querida Uruaçu.
    Gostei e me faço parceiro seu nos adjetivos que você, com maestria e sapiência, deu à sua terra que também é minha, por adoção."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nélio Bastos faz parte da história cultural de Uruaçu. Com sua bela voz, sempre muito afinado, entrou para o universo musical de Uruaçu, que por sinal é bem fértil - já que estamos falando de fertilidade.
      Grande abraço.

      Excluir
  3. Parabéns JCCB! Muito boim, ainda mais vindo de você. Mande no word p/ veicularmos no 'Jornal Cidade' (sediado em Uruaçu), link 'Artigos' (site jotacidade.com) e no impresso, que também vai para o site ('Capa Atual' e 'Edições Anteriores') - jotacidade@gmail.com. Muito importante uruaçuenses que moram fora ajudarem divulgar a terrinha. A primeira foto é de Marcello Dantas (que antes levava o nome profisisonal de Marcello Jr.; é meun filho e repórter-fotográfico de primeira, formado em Fotografia e Imagem pela Faculdade Cambury [Goiênia] e, que agora está concluindo Comunicação Social/Jornalismo na PUC Goiás). A foto a Catedral, ponto vizinho famoso do lar de sua família, é de Marquim do Site (ASCOM Prefeitura).

    ResponderExcluir
  4. otima materia ,,,,parabens !!!

    ResponderExcluir
  5. linda materia !!! parabens!!!

    ResponderExcluir
  6. Da amiga e uruaçuense Divina Vicentina, recebi recado abaixo pelo Facebook:

    "Grande Zé José Carlos Barroso,une a simplicidade com refinamento das palavras, dando um toque poético a sua matéria que canta a nossa querida URUAÇU. Parabéns"

    ResponderExcluir