quinta-feira, 14 de março de 2013

Jesus Cristo é condenado novamente - desta vez em Planaltina

Não é justo! Condenaram Jesus Cristo mais uma vez. Agora foi por meio de Saulo Humberto Soares Gonçalves, 40 anos, ator que faz o papel de Cristo na encenação da Semana Santa de Planaltina, no Distrito Federal. O cidadão pegou 2 anos e 4 meses de prisão pelo crime de peculato. O que ele fazia? Pasmem: embalava e distribuía para instituições de caridade a sobra de alimentos do Centro de Ensino Fundamental 4, tendo como “cúmplice” uma funcionária de cozinha da instituição em que Saulo era diretor.
O “Jesus Cristo” de Planaltina garante que sempre viu alimentos serem jogados fora e não sabia que as sobras teriam que ser devolvidas para a Regional de Ensino da cidade. Saulo fez ao jornal Correio Braziliense – que publicou ótima matéria sobre o assunto – um raciocínio bem simples: “O governo paga pela comida, então, doar as sobras para pessoas com fome era uma forma de devolver esse alimento para a sociedade”.
O ator exerce o papel de Jesus Cristo há onze anos, mas está na Via Sacra desde 1991, atuando em papeis secundários como de soldado romano, João e Tomé, e também chegou a trabalhar como diretor de encenação. Figura simpática e bem quista pelos moradores de Planaltina e pela comunidade religiosa da Paróquia de São Sebastião, no Setor Tradicional de Planaltina, Saulo acredita que o sofrimento o aproxima de Jesus. “Deus tem um plano para mim, Ele não me daria tanta tristeza se eu não agüentasse”, afirma ao negar ter agido de má-fé.
Conheci Saulo o ano passado, antes da representação da Via Sacra de 2012. Ele e seus colegas de encenação nos procuraram para buscar apoio da Caesb, empresa em que trabalho atualmente como Assessor de Comunicação. Tive uma boa impressão dele, mas também não poderia ser diferente. O rapaz realmente lembra e encarna aquela figura consagrada pela Igreja Católica como sendo a de Jesus Cristo.
Não existe acusação de que ele tenha tirado qualquer tipo de proveito pessoal – financeiro ou político – do “desvio” da merenda escolar. Mas, tem-se a certeza de que os alimentos eram distribuídos para os mais necessitados. Saulo cresceu na Igreja de Planaltina e realizou trabalhos de caridade. “Desde muito novo, sempre se dedicou a ser uma boa pessoa e a dar amor a todos”, nas palavras do padre Paulo Renato. Um dos principais e mais antigos trabalhos dele é com moradores de rua.
Como não será afastado este ano da encenação, porque a Igreja não teria tempo para preparar outro ator capaz de representar papel tão importante, Saulo receberá, na Semana Santa, mais uma condenação, desta vez por tentar salvar a humanidade dos mais variados tipo de pecados. Será condenado à humilhação, percorrerá as ruas carregando uma cruz e depois morrerá crucificado.
Como Jesus Cristo, ressuscitará no terceiro dia. Como Saulo, o ator e cidadão comum sujeito às decisões cegas da Justiça, voltará à realidade assim que descer do palco. Pretende recorrer da decisão e pelo menos poderá aguardar o julgamento final em liberdade. Não sofrerá tanta humilhação...
Saulo foi profético ao encerrar o assunto: “Assim como o próprio Cristo que foi condenado, morto e ressuscitou, acredito que tudo isso vai passar”.
Vai passar, com certeza, como tudo passa nesta vida. Mas ainda dará a ele muita dor de cabeça. Inclusive a de perder o papel de personagem principal da Via Sacra de 2014, o que já se comenta nas paróquias.
Ainda bem que já Habemus Papam e é nosso vizinho!



4 comentários:

  1. Sua pena deveria ser continuar distribuindo as sobras dos alimentos aproveitáveis agora com anuência do setor público, para as pessoas que nada tem e que deveriam ter através do governo. Os juizes tem que obedecer às leis mesmo sabendo das boas intençoes do reu.E o ator, pelo arrependimento obtenha perdão e continue atuando. É o mundo, é a sociedade. Que acha!? Abraços Selma

    ResponderExcluir
  2. Selminha, concordo. A Justiça é e tem que ser cega. Mas, sempre é possível penas alternativas e também acho que a Igreja deve avaliar a possibilidade do perdão para que ele possa continuar trabalhando. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. O QUE A MIDIA NÃO FAZ PARA VENDER! SENTENÇA DADA NO FIM DE JANEIRO SO FOI DIVULGADA PELA MIDIA AGORA, VESPERAS DE SEMANA SANTA... QUANTO INTERESSE !!!

    ResponderExcluir
  4. Conheço o Betinho a muitos anos, e garanto que nada foi intencionado a benefício próprio, ele somente queria ajudar as pessoas necessitadas, coisa que o governo não faz. Quanto ao julgamento, acho que a Juíza não levou a hipótese de que ela poderia ser uma daquelas pessoas necessitadas. Mas com fé em Deus ele recorrerá e ganhará o processo, pois ele é uma ótima pessoa.

    ResponderExcluir