segunda-feira, 22 de abril de 2013

Dia 23 de abril é dia do padroeiro do Brasil, São Jorge


Dia 23 de abril é dia de São Jorge e do nascimento de Pixinguinha. Essa combinação mais-que-perfeita só podia desaguar no Dia Nacional do Choro (para ler sobre esse dia, clique aqui) e, claro, em um feriado no município do Rio de Janeiro, que tem o Santo Guerreiro como protetor, mesmo sendo São Sebastião o patrono oficial da cidade. 
No Reino Unido esse é um Dia Nacional, mas a comemoração se dá também em Portugal, Bulgária, Geórgia, Catalunha e muitos outros lugares. Dia 23 de abril é feriado até na Lua, quando São Jorge finalmente conseguiu vencer o dragão da maldade.
Diz Maria Bethânia na bela canção Padroeiro do Brasil, de Ary Monteiro e Irany de Oliveira, que “em toda casa tem um quadro de São Jorge/ em toda casa onde o Santo é protetor”. E Moacir Luz, numa composição dele com Aldir Blanc, pede a Jorge que o guarde no coração “que a malvadeza desse mundo é grande em extensão/ e muitas vezes tem ar de anjo e garra de dragão” – a música tem o título de Medalha de São Jorge.
Esse santo está associado à luta e à fé desde os tempos em que era soldado do Império Romano. Era bravo e capaz de morrer pelo Impérior nos campos de batalha. Mas, acabou torturado e morto pelo próprio rei Deocleciano por não aceitar o assassinato de cristãos, em Roma, e por não renegar o nome de seu rei verdadeiro e único, Jesus Cristo. Sua morte teria ocorrido no dia 23 de abril de 303.
É interessante essa associação de São Jorge com o dragão. É a luta do bem contra o mal, mas na verdade os dois são o mesmo lado da moeda Vida, e no céu eles estão estampados na lua prateada. Em algumas lendas, São Jorge não mata o dragão, apenas o domestica, deixando-o vivo para que nunca se abandone a vigilância. É como se nos dissessem assim: o mal é eterno, precisamos de São Jorge sempre ao nosso lado para impedir que o dragão nos destrua e nos impeça de tornamos humanos.
Diz Frei Beto que aqueles que veneram São Jorge podem até não saber dessa convivência entre o santo e o dragão. Mas, segundo ele, nem precisam saber: “Basta que tenham consciência de que a vida é uma permanente luta entre o que é bom para mim e para os outros e entre o que é mau que deve ser evitado e combatido. E acreditar que a virtude é preferível ao vício e que a palavra final terá São Jorge e  não o dragão”.
Por assim dizer, esperemos o dia amanhecer, observando a lua crescente e rezando para que ela nos mostre logo São Jorge, em plena lua cheia, que só chegará no dia 25.
Até amanhã e Salve Jorge!

PS - Existem várias orações a São Jorge, o Santo Guerreiro. Mas, acho esta, em forma de poema, uma das mais bonitas:

Oração a São Jorge III

Ó Deus onipotente, 
Que nos protegeis 
Pelos méritos e as bênçãos 
De São Jorge. 
Fazei que este grande mártir, 
Com sua couraça, 
Sua espada, 
E seu escudo, 
Que representam a fé,
A esperança, 
E a inteligência, 
Ilumine os nossos caminhos... 
Fortaleça o nosso ânimo... 
Nas lutas da vida. 
Dê firmeza 
À nossa vontade, 
Contra as tramas do maligno, 
Para que, 
Vencendo na terra, 
Como São Jorge venceu, 
Possamos triunfar no céu 
Convosco, 
E participar
Das eternas alegrias. 
Amém!




Um comentário:

  1. Por e-mail, recebi o seguinte comentário, que achei importante trazer para este espaço:
    "E viva o Choro!!!
    Ê saudade do meu querido pai tocando um choro... Pernambuco do pandeiro. Se ele ainda estivesse aqui conosco, hoje seria um dia de muita festa. Dia de São Jorge, Pixinguinha com quem teve a honra de tocar e o mais especial, Dia do Choro.
    Abraço
    Juliana"

    ResponderExcluir