sábado, 8 de junho de 2013

Preservação dos oceanos ganha força a cada 8 de junho


A imensidão do mar é assustadora. Sentimo-nos pequenos e irrelevantes diante da grandeza dos oceanos. Desde os primórdios de nossa civilização, o homem enfrenta a força das ondas, as correntes traiçoeiras, a dificuldade de localização, tempestades indescritíveis, em busca de novas conquistas, tesouros, terras, alimentos, conhecimento. Dois terços da superfície do planeta são ocupados pelos oceanos.
Mas, mesmo assim, somente em 1992, portanto há apenas duas décadas, os homens resolveram celebrar os oceanos. Foi durante a Conferência da Organização das Nações Unidas sobre ambiente e desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro. Em 2008, há cinco anos, a ONU oficializou o dia 08 de junho como o Dia Mundial dos Oceanos com o objetivo de chamar a atenção para a importância dos mares na preservação das espécies e da biosfera. O tema deste ano é “Juntos Temos o Poder para Proteger os Oceanos”.
Nossos oceanos não estão ameaçados apenas pela poluição. Também a pesca exagerada e a superexploração estão degradando as costas, corais e recifes. A população mundial está chegando a nove bilhões de pessoas, fazendo crescer o universo de gente que trabalha e se alimenta graças aos oceanos. Suas águas são a principal fonte de oxigênio, ajudam a regular o clima e suas formações costeiras servem para proteger povoados de tempestades e outros desastres naturais. Hoje, 85% das áreas de pesca do planeta já estão classificadas como totalmente exploradas, superexploradas ou mesmo esgotadas.


Como se tudo isso não bastasse, ainda há a previsão de aumento significativo do nível do mar ao longo deste século, como consequência do aquecimento global. A conscientização dessa realidade abre as portas para mudanças, busca de soluções e valorização dos nossos mares.
Recentemente, um estudante holandês desenvolveu projeto para construção de uma máquina capaz de retirar mais de sete milhões de toneladas de plásticos dos oceanos. Boyan Slat deu ao seu invento o nome de Ocean Cleanup Array (OCA) e garantiu que o equipamento pode retirar todo o material flutuante e limpar os oceanos em apenas cinco anos.
Ou seja, nem tudo está perdido e muito coisa importante ainda pode ser achada. Como hoje é sábado, e também porque hoje é sábado, nada melhor do que ouvir duas belas canções que nos ajudem a pensar positivamente.



Nenhum comentário:

Postar um comentário