quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Há dias em que só a poesia consegue nos salvar...


Há dias que não sei o que me passa. Faço como o poetinha, Vinícius de Moraes: abro o meu Neruda e apago o Sol. Se for possível, canto uma canção, ligo pra um amigo, ou simplesmente vou dormir, porque o sono acalma os dissabores e encerra mais um dia. Melhor ainda, procuro escrever poesia, que além da música, é uma das naus mais seguras que nos conduzem pelos tempos afora dessa vida tão cheia de projetos, mas tão parcas de caminhos.
Seguir não é apenas ir adiante. Para trilhar um caminho é preciso ter sonhos e, ao contrário do que imaginam os incautos, eles não acabam, jamais. Podemos perdê-los, momentaneamente, senti-los sufocados pela imensidão da vida, mas, quando menos percebemos, ei-los a nos guiar pelos tempos afora, rumo a novos portos, deixando para traz mares agitados.
São os passos que nos conduzem pela vida. Mas, quem nos guia é o coração, e ele é feito de sonhos, impulsionado pelas correntes elétricas que produzimos em nossas mentes.
Nem sempre os versos são aquilo que estamos vivendo, ou que tenhamos vivido em algum instante do passado. Muitas vezes – alguém já disse algo parecido –, eles estão por aí, soltos pelo ar, desesperados à procura de alguma alma sensível que possa captá-los.
Os poetas são apenas pescadores de poesia que transitam pelo mundo, como almas que ocupam a imensidão dos espíritos. Neste final de dia, início de noite, os versos abaixo andavam soltos por esse mundo afora. Não deu muito trabalho captá-los...
É bom quando estamos no lugar certo, na hora certa, com a mente aberta e o coração cheio de ansiedades.


Caminhar
José Carlos Camapum Barroso

Ando como posso
Pelas ruas, descalço.
Pelos becos, calado.
Ouvindo o eco
Dos meus passos...
Na multidão, contido.
Nas filas, cabisbaixo.
Sentindo o peso
Dos meus ombros.

Quando sozinho,
Ouço minha voz rouca.
Sinto que gritei
Mais alto que pude,
Acima das montanhas.
Melhor, só o silêncio
De noites passadas
No mar de angústias.
Maior, a fome e a sede
Dos dias que virão.

Como os passos doem...
Como as pernas se curvam...
Na imensidão dos tempos,
Uma passada a mais
E o presente, ausente,
Já ficou para trás...
Andar é seguir passos
Traçados pelo destino,
Espalhados pelas aves
De arribação.

Ando como posso.
Uma mão no peito,
Outra sobre os olhos...
Um passo de cada vez.
A dor é de saudade,
O sorriso é de afeição.



7 comentários:

  1. Belo texto em prosa, com muita poesia. Belo poema, entranhado de lirismo: "..ando pelos becos, calado, ouvindo o eco dos meus passos...". Daqui a pouco, dá prá publicar um livro. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Postei um comentário, como não sei se foi publicado, repito: O texto em prosa carrega densa e boa poesia. O poema - o nome já diz - entranha-se de lirismo, o que não se consegue todo dia. Você estava realmente inspirado. Parabéns. Daqui a pouco vamos cobrar a publicaçào de um livro. Abs...

    ResponderExcluir
  3. Do amigo e grande figura do mundo das artes, principalmente da música, Nélio Bastos, recebi o seguinte comentário por e-mail:

    "Zé, perfeito, como sempre. A leitura do que você escreve faz com que nossa alma, às vezes encolhida e cabisbaixa, dê uma espreguiçada e tome o seu rumo.
    A poesia nos faz “soltar de leve o coração” para dar asas ao sonhos, ousar na cor da esperança e com muito atrevimento dar colorido às expectativas, renovando as possibilidades."

    ResponderExcluir
  4. Do amigo e escritor Jean-Marie, recebi o seguinte comentário por e-mail:
    "Eu gostei muito. É uma poesia cantada, como um murmúrio de saudade. Um sopro que passa, um caminhamento para não querer esquecer. Anda com os passos do compositor.
    Jean- Marie"

    ResponderExcluir
  5. O texto é encantador, a poesia é lírica e mágica, aquele momento que alma fala, contida e melancólica repensando caminhos . Uma das mais belas, já são tantas encantadoras, que o livro está atrasado. Providencie . Parabéns mais uma vez meu irmão . Linda demais !

    ResponderExcluir
  6. Nossa amiga Eunice Cortez que está morando nos Estados Unidos, mandou o seguinte comentário para o e-mail da Stela:
    "Assim que enviei a primeira mensagem, recebi a notificação do blog do Jose Carlos, acabei de ler! Simples, real, sincero e profundo!!! Fiquei aqui pensando…os nossos sonhos realmente mudam, as vezes se perdem, e as vezes se realizam! A jornada da vida é sem dúvida um grande desafio, ha tantas mudanças, aprendizados, diversidades, desprendimentos…e, são poucas as ocasiões nas quais nos sentimos plenamente satisfeitos! Penso que é preciso nos conhecer para termos a capacidade de descobrir o que de fato nos faz felizes ou nos torna felizes! Estou aprendendo que não existe nada melhor do que a paz de espírito! Coisas pequenas e simples podem gerar bons resultados quando sabemos identificá-las e apreciá-las! Posso não ter conquistado ate aqui tudo quanto minha alma anseia, mas já descobri e aprendi muito de mim…continuo tendo meus sonhos e acredito no amanhã, porque eu sei que ele virá!!!
    Filosofandooooooooo…
    Beijossss,"

    ResponderExcluir
  7. Por e-mail também recebi o comentário de Patrícia Nascimento Delorme:

    "É assim mesmo!
    Ontem foi um dia em que só Gilberto Gil e a Deusa Dança puderam fazer algo por mim.
    abraços,
    Patrícia"

    ResponderExcluir