domingo, 1 de maio de 2011

Esqueceram de Hitchcock no dia do casamento real

O aniversário de morte de Hitchcock foi esquecido pela mídia
O casamento do príncipe William e da plebéia Kate Meddleton chega finalmente a este blog, mas por motivos bem diversos daqueles que quase enlouqueceram comentaristas e jornalistas colonizados por portugueses, mas que adorariam se o Brasil tivesse sido colonizado por ingleses, o que os tornariam súditos da rainha. Eu como descendente de português, meus bisavós eram de Portugal, não tenho a mínima pretensão de trocar o sangue rubro pelo azul.
Não só os brasileiros, mas também  jornalistas de todo o mundo, inclusive da Inglaterra, deixaram de destacar um fato relevante que deve ser relembrado sempre no dia 29 de abril. Nesse dia, no ano de 1980, morreu um dos maiores cineastas da história do cinema mundial: o inglês, assim com o príncipe e a plebéia, Alfred Hitchcock, o mestre do cinema de suspense.
Sem preconceitos contra realezas, uma das atrizes preferidas do cineasta inglês era a bela e talentosa Grace Kelly, princesa de Mônaco, que deslumbrou o mundo em Disque M para Matar, Janela Indiscreta e Ladrão de Casaca. Kate Meddleton também é linda de se admirar. Não sabemos, ainda, se tem algum talento especial para artes, mesmo tendo sido formada em História das Artes. Talvez até o tenha, mas pode ter ficado sufocado por esses duros anos de vida plebéia... Agora, vai ser diferente. Vamos aguardar.
Para Hitchcock, a princesa Grace Kelly tinha talento, além de beleza
Hitchcock encantou o mundo pela sua genialidade em filmes como Psicose, O Homem que Sabia Demais, Um Corpo que Cai, Os Pássaros, além dos três citados acima e tantos outros. Inspirou todas as gerações de cineastas voltados para o filme de suspense que vieram depois dele.
Embora tenha feito filmes geniais, nunca ganhou um Oscar. Envergonhada com tal fato, a Academia deu a ele, em 1967, o prêmio Irving G. Thalberg, pelo conjunto da sua obra. Foi o cineasta que melhor soube definir a diferença entre mistério e suspense. Enquanto que no primeiro ninguém sabe o que está para acontecer, no segundo, apenas os personagens da trama desconhecem o acontecimento, enquanto a platéia sabe o que está para acontecer.
Seus filmes continuam atuais e continuarão sempre para aqueles que acreditam ser a arte e todas as manifestações culturais muito superiores a eventos regados a pomposidades e falsos valores.
Pouco antes de morrer, tornou-se sir Alfred Hitchcock, ao receber o título de Cavaleiro Comendador do Império Britânico. Levou para o túmulo muitas outras grandezas além dessa. Milhões de apaixonados pelo cinema, no mundo inteiro, sabem disso.
Para que não nos esqueçamos de sua genialidade, e também de atores e atrizes que habitaram o universo hitchcockiano, vamos ouvir a bela Doris Day, que aparece no vídeo abaixo cantando Que Será, Será, com cenas do filme.


Nenhum comentário:

Postar um comentário