terça-feira, 3 de maio de 2011

Parceria inédita garante limpeza da Ponte JK




Uma parceria inédita foi montada para limpar a Ponte JK, um dos belos cartões-postais de Brasília. A equipe Pêndulo, de Rapel, a Novacap e o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal juntaram-se para a realização dessa façanha (veja fotos acima). Os arcos da ponte chegam a ter altura de 62 metros (foto abaixo) e nunca haviam sido limpados, desde a inauguração do monumento, em 15 de dezembro de 2002.
A equipe de Rapel ficou com a limpeza da parte mais alta dos arcos, e a Novacap e Corpo de Bombeiros com as partes mais baixas. Foi feito um esquema inédito de ancoragem para garantir a segurança dos participantes (veja desenho abaixo).
A Ponte JK e o arquiteto Alexandre Chan, autor do projeto, já ganharam diversos prêmios, em várias partes do mundo, pela beleza da obra e pela estrutura diferenciada. A ponte tem quatro apoios com pilares submersos, o que dá a sensação de que os arcos estão soltos na água. Os três arcos assimétricos e localizados em planos diferentes também participam da sustentação da ponte, por meio de cabos tencionados, colocados de forma cruzada.
A operação de limpeza é realizada sempre aos domingos, com o fechamento da ponte em todos os sentidos. A conclusão dos trabalhos está prevista para o dia 22 deste mês. O local tornou-se um ponto de atração turística de Brasília, o que fez surgir uma área de lazer próxima à ponte.


3 comentários:

  1. Beleza, Zé Carlos. Essa ponte é monumental e merece ficar bem limpa, pra sair melhor nas fotos, né. E aqui em Goiania teremos uma plataforma estaiada, no ligando o Parque Mutirama ao Bosque da Vila Nova. Foram mais de 2 anos de pesquisas, elaboracao de projetos, licitacoes. O Mutirama agora faz parte da Semel, a Secr . Mun. Esporte e Lazer. Com a reconstrucao o Mutirama sera o maior parque público de diversoes do Brasil, quiçá das Américas. Será ampliado dos atuais 95 mil m² para 480 mil m² , e contará com mais de 30 atrações. A obra foi lançada pelo Prefeito Paulo Garcia e pelo Ministro do Turismo dia 26 abril. Envio um vídeo, e peço-lhe que divulgue no seu blog. Um abraço. Luiz
    Carlos Orro de Freitas, Secretario de Esporte e Lazer de Goiânia. Projeto de ampliação/modernização do Parque Mutirama. Veja o filme t.co/NA88ERm
    Mobile Web • 04/05/11 16:15

    ResponderExcluir
  2. É verdade que manutenção de monumentos no Brasil não é uma coisa usual, como deveria ser, e por isso chega a ser motivo de notícia. Mas os arcos dessa ponte só servem mesmo para dar trabalho, pois nem razão estrutural eles têm. Sinto discordar mas a ponte mais linda de Brasília é mesmo a do Niemeyer, o velho hoje pode até estar gagá, mas durante muitos anos fez da arquitetura uma verdadeira poesia. Sua ponte posa sobre a água com tamanha leveza que chega a parecer um leve pássaro e não uma grande estrutura em concreto. Essa sim deveria estar branca e lúcida como uma gaivota.

    ResponderExcluir
  3. Grande arquiteta Isadora e querida sobrinha. Na vida a gente vive aprendendo e aprende vivendo. Eu aprendi que nada deixa de ser belo, ou perde um pouco que seja da sua beleza, por que existe uma outra tão ou mais bela. A Ponte das Garças é belíssima, leve e imponente. A beleza da ponte JK é outra, e os arcos lembram o movimento de uma pedra quicando na água, quando a jogamos rente à superfície - fiz isso muito quando era criança e ainda não brincávamos com computador ou vídeo-game. O tabuleiro da Ponte JK flutua entre esses arcos que parecem flutuar sobre a água do Lago Paronoá. Isso tudo, para mim, é lindo e cheira a poesia. Mas, em uma coisa eu concordo com seus argumentos: limpar os monumentos deve ser obrigação, e não apenas notícia.

    ResponderExcluir