quarta-feira, 12 de outubro de 2011

80 anos de braços abertos sobre a Guanabara


Subir o Corcovado é literalmente uma ascensão na vida. Nossa passagem por este mundo se divide em antes e depois de ver o Rio de Janeiro do Cristo Redentor. Com o trenzinho, sobem juntas as nossas convicções religiosas (ou a ausência delas), o misticismo, o espírito aventureiro ou mesmo a simples curiosidade de conhecer algo novo e tão badalado.
A verdade é que, quando chegamos ao topo, sob os braços do Cristo, o encantamento é pleno, ficamos estupefatos e pensamos assim: por que não vim antes? Quando voltarei novamente? São esses os pensamentos que me ocorrem neste dia 12 de outubro, em que o Cristo Redentor completa 80 anos de existência.
Na verdade, a luta para construção do monumento começou dez anos antes da inauguração, em 1921, com a instituição da Semana do Monumento, coordenada pelo arcebispo Dom Sebastião Leme, o mesmo que estaria na inauguração, ao lado do presidente Getúlio Vargas, às 7h30 da noite de 12 de outubro, quando o monumento foi entregue à população.
De lá pra cá, tornou-se um símbolo de receptividade dos cariocas, e por extensão do povo brasileiro, para com os turistas de todos os lugares do mundo. A estátua do Cristo Redentor mede 30 metros de altura e está a 710 metros do nível do mar. A imagem do Cristo com os braços abertos sobre a Guanabara foi uma escolha do povo da cidade. Os primeiros desenhos, feitos pelo pintor Carlos Oswaldo, previam um Cristo carregando uma cruz, com um globo terrestre nas mãos, sob um pedestal que simbolizaria o mundo.
O povo é sábio e a imagem do Cristo com os braços abertos concorre hoje com grandes monumentos como a Estátua da Liberdade, a Torre Eiffel, a Torre de Pisa, entre outros. Virou símbolo nacional. Está nas músicas, na literatura, nas poesias e nas invocações da gente humilde que tenta sobreviver na cidade maravilhosa.
O Cristo Redentor está presente no maravilhoso Samba do Avião, de Tom Jobim, que reproduzimos abaixo, na interpretação do próprio autor, com Danilo Caymmi e o conjunto vocal Banda Nova. Nesta tarde chuvosa do Dia da Criança e de Nossa Senhora Aparecida, é um vídeo interessante para homenagearmos os 80 anos do Cristo Redentor, os cariocas, o povo brasileiro e todos aqueles que amam as artes e a cultura.


Nenhum comentário:

Postar um comentário