terça-feira, 4 de outubro de 2011

A arte e a genialidade do músico Luiz Bonfá

Luiz Bonfá é uma das maiores referências musicais do Brasil e um dos maiores instrumentistas brasileiros, ao lado de Baden Powel e Jacob do Bandolim. Foi também um compositor genial, autor de clássicos como Manhã de Carnaval e Samba de Orfeu, que estão entre as músicas mais gravadas de todo o mundo. Teve reconhecimento lá fora, principalmente nos Estados Unidos, mas, infelizmente, é pouco conhecido até hoje no Brasil.
Foi um dos arquitetos da bossa-nova, misturando com talento e muita técnica samba, samba-canção, bolero, choro, jazz, que desaguaram num estilo muito pessoal de tocar e de compor. Não gostava de fazer letras, nem de cantar. Talvez, por isso mesmo, não tenha feito tanto sucesso no Brasil, onde todo compositor vira cantor, mesmo que não tenha voz. (Ouça aqui uma das raras canções que ele mesmo fez a letra e também canta – a bela Perdidos de Amor)


Considerado por alguns críticos como um dos maiores violonistas do século XX, Bonfá tinha um domínio invejável do violão, mas sempre colocou sua habilidade a serviço da música, e nunca do simples virtuosismo. Era um apaixonado pela música e a ela dedicou toda a sua vida. Na canção Samborelo, reproduzida abaixo, Bonfá usa com dramaticidade a técnica de “brushing”, que alguns dizem ter sido inventada por ele e que imita o som da vassourinha do jazz.


Um dos mais belos discos da Música Popular Brasileira foi lançado nos Estados Unidos, com o nome de O Violão de Luiz Bonfá, em 1959. Depois, há alguns anos, foi relançado com o nome de Solo in Rio (veja a capa abaixo), trazendo inclusive algumas gravações inéditas. Todas as gravações foram feitas pelo engenheiro de som americano Emory Cook, que conseguiu, mesmo em uma época em que os registros de violão clássico eram ruins, atingir um nível de qualidade técnica, ambiência e brilho impressionantes.
Luiz Bonfá acompanhou vários artistas famosos nos Estados Unidos. Foi o único brasileiro a ter uma música sua gravada por Elvis Presley (Almost in Love), que reproduzo abaixo para matar a saudade dessa bela voz. Outros grandes cantores também gravaram Bonfá, como Frank Sinatra, Sarah Vaughan, Tonny Bennett e George Benson, entre tantos outros.
No Brasil, foi gravado por dezenas de cantores e cantoras. Abaixo, reproduzo o vídeo dele acompanhando Elizete Cardoso e, no final, cantando junto com a Divina uma das versões da bela Manhã de Carnaval.
Luiz Bonfá nasceu em 1922, ano do Modernismo, na cidade do Rio de Janeiro chamada Santa Cruz, que ele carinhosamente apelidou de Vila na Selva. Morreu em janeiro de 2011, aos 78 anos de idade. Merece ser relembrado, sempre. Nós brasileiros precisamos ter mais orgulho de nossos patrimônios culturais. Luiz Bonfá, que traz sonoridade e musicalidade no próprio nome, é um deles. É importante saber disso. E não esquecer jamais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário