quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Sassaricando! Faltam só 87 dias pro Carnaval dos Amigos 2012

Em outras palavras, faltam menos de três meses. Como o tempo passa. Mais rápido do que o nosso pensamento. Há pouco, escrevíamos aqui que faltavam apenas 247 dias para o Carnaval dos Amigos (leia aqui), evento que ocorre todos os anos, em Goiânia, com a participação de vários blocos carnavalescos, bem à moda antiga, embalados por muitas marchinhas, frevos e sambas de enredo.
Lembrei disso porque ganhei do amigo Itaney Campos, poeta e desembargador, o DVD Sassaricando, uma joia rara sobre o universo das marchinhas carnavalescas, que são o grande cartão postal do Carnaval brasileiro e tem sido a ferramenta mais forte na resistência à música baiana, os axés da vida.
O DVD e a peça musical foram lançados em 2007. Como a marchinha, esse espetáculo, que teve pesquisa e roteiro a cargos de Sérgio Cabral e Rosa Maria Araújo, está vivo até hoje e deve ser apreciado não apenas pelos foliões amigos lá de Goiânia (foto) ou de qualquer outro recanto desse imenso Brasil.
Sassaricando é um deleite para todos que apreciam a boa música e valorizam nossas raízes culturais. A crônica do cotidiano do Rio de Janeiro é a tônica das dezenas de marchinhas que compõem o DVD, sempre tratando a realidade com muito humor e sem perder o senso crítico. Foram resgatados compositores como Noel Rosa, Lamartine Babo, Haroldo Barbosa e João de Barro, o “Braguinha”.
Os intérpretes confirmam a tese de que os antigos cantores do rádio, da época das marchinhas, fizeram seus sucessores. São eles: Eduardo Dussek, Soraya Ravenle, Pedro Paulo Malta, Alfredo Del Penho, Juliana Diniz e Sabrina Korgut, na foto do alto. As canções receberam novos arranjos, mas não perderam a ternura e o gracejo originais. Com a vantagem de que a direção musical, a cargo de Luis Felipe Lima, soube valorizar a participação dos atores-cantores.
Para aquecer os nossos tamborins, desenferrujar as juntas e agitar o verdadeiro espírito carnavalesco, de olho no dia 12 de fevereiro de 2012, que está chegando, vejam abaixo uma pequena amostra do que tem de belo no vídeo. E enquanto o momento não chega de sairmos pelas ruas de Goiânia até desaguar no Vaca Brava, esse vídeo ajuda a irmos, aos poucos, Sassaricando por aí.

3 comentários:

  1. Do amigo e primo Luiz Carlos Orro de Freitas, recebi o e-mail abaixo:
    "Uai, já tá chegando mesmo...
    Beleza o Sassaricando
    Um abraço"

    ResponderExcluir
  2. Da amiga e jornalista Lúcia Leal, recebi o seguinte e-mail:
    "adorei o vídeo, zezão.
    bjim"

    ResponderExcluir
  3. Bons tempos, hein? Tá certo que a gente era adolescente, ou menos, mas é uma delícia de ouvir...e o Carnaval dos amigos recupera essa graça inocente e maliciosa das marchinhas dos anos 50/60...parabéns pela idéia de divulgar, fico lisonjeado de ser citado no blog..abs.

    ResponderExcluir