segunda-feira, 25 de maio de 2020

Costurar é arte universal e fonte de recordações


As vestimentas minhas e dos meus três irmãos eram costuradas pela minha mãe Maria Iracema do Perpétuo Socorro Coelho Barroso, que, depois de casada, trocou o nome de princesa e passou a se chamar Iracema Barroso Camapum. Para nós, a melhor e a mais importante costureira a ser homenageada nesse Dia Nacional da Costureira.

Esse tema da costura sempre me deixou fascinado. Quando criança, observava minha mãe costurando, junto à velha máquina Vigorelli (foto acima), que eventualmente se transformava em carrinho dirigido pelos sonhos de criança. O volante era a imensa roda que fazia funcionar a máquina, e o assento do carro era a placa que servia de pedal – nas máquinas antigas, os pedais, grandes, suportavam uma criança, sentada, confortavelmente.


De vez em quando acontecia um acidente porque o dedo ficava preso debaixo do assento, que balançava pra um lado e pro outro, vagarosamente. O dedinho espremido ali doía pra chuchu.

A arte de costura é antiga. Remonta a mais de 30 mil ano, na era do Paleolítico. Inicialmente dominada pelos homens, a arte de costurar foi gradualmente sendo dominada pelas mulheres.

O primeiro modelo de máquina foi patenteado por Thomas Saint, em 1790, sendo descrito como um aparelho para trabalhos em couro que fura usando uma água. Em 1830, o francês Barthelemy Thimonnier apresentou um projeto que usava uma agulha de gancho, fazendo 200 pontos em cadeia por minuto. As costureiras faziam só 30 pontos por minuto na mão.


Nos Estados Unidos, começaram a surgir os primeiros modelos mais modernos, em 1846, com Elias Howe, e em 1851 com Isaac Singer, a primeira máquina de costura com pedal, modelo que existe até hoje.

O psicólogo e poeta Ítalo Francisco Campos, que já foi citado mais de uma vez neste blog e entrevistado sobre as reações de uma mãe ao conteúdo de um poema (para ler, ou reler, clique aqui), nos presenteou com o poema Corte e Costura, que reproduzimos abaixo, acompanhado da bela canção Carrinho de Linha, composição de Walter Queirós, na interpretação extraordinária de Teresa Cristina e o Grupo Semente.


A vida, como diz o poeta, é arte de costurar nossos panos e nossos planos, em meio aos nossos sonhos e esperanças. As costureiras, com seus trabalhos e suas artes, fazem parte do nosso imaginário. Levamos a vida, como diz o poeta Itaney Campos, irmão do Ítalo, “costurando, costurados, encostados nos cós, encalhados nos caos, de nossos casulos e nós...”.

A arte de costurar voltou a ter destaque nesse cenário de pandemia. Isoladas em casa, as pessoas estão dedicando por parte de seus tempos a fazer costuras, máscaras de proteção, aventais e mesmo roupas para crianças e adultos.

Um bom Dia da Costureira para todos, com muito prazer e arte, em meio a esse mundo ameaçado pela Covid-19 e confinado para fugir do coronavírus!

Corte e costura
Ítalo Campos

Vivo de corte e costura
Dos meus panos e planos;
Indo como patho
Ao fundo do fundo,
Do lago que me reflete.

Vivo de corte e costura
Da letra que o ferrão
Me fez:  ifc, fic, cif,
Cfi, fci, amarrados
Entre si.
Refrão de sentidos
Enrolados em carretel.

Vivo de corte e costura
E, se mais costuro,
Mais me prendo,
Em camisa de força.
Remendo.

Se tudo corto,
Resto-me solto,
Sem nenhum sentido.
Bordeando o abismo.

Vivo de corte e costura,
Em ensaio, em treino,
Em artesanato.
Vivo em rastro, resto
E pathos.
Vivo por um fio.

Vivo costurando
Planos e panos,
Refletindo no lago
O que me reflete.

Vivo costurando,
Fazendo nós
Em borda e cós,
Estirando carretel.

Vivo de cortar sentidos
Amarrados em mim,
Remendando
Para não sumir.

Vivo bordando palavras,
Escrevendo sentidos,
Belos e sofridos
Amarrados por si.

Vivo pisando rastro,
Vivo costurando restos,
Vivo roto e pathos,
Equilibrando no fio

Nenhum comentário:

Postar um comentário