sábado, 9 de maio de 2020

Existe Amor é mais um sopro da arte em plena pandemia



Em tempo de pandemia no mundo, com o Brasil tornando-se o epicentro da doença, todos estão pagando um custo alto. Ou porque estão entubados nas UTIs hospitalares, agonizando em leitos, macas improvisadas ou isolados em suas casas, ou porque foram vítimas fatais da Covid-19. Ou porque são parentes e amigos dessas personalidades de uma tragédia que, ainda, não tem previsão de como e quando vai acabar, nem mesmo para a Ciência.

Em meio a esse contexto, quem está pagando um preço muito alto são os profissionais da cultura, os artistas que simplesmente ficaram sem instrumentos de sobrevivência.

Mas, são eles, escritores, poetas, atores, atrizes, e principalmente os músicos que estão disponibilizando toda as suas criatividades para nos embalar, entreter e fornecer um bálsamo para aliviar tantas dores.


O mais recente projeto nesse sentido foi lançado no mundo digital. Trata-se de um EP com quatro faixas reunindo Milton Nascimento, Criolo e o pianista Amaro Freitas. Existe Amor enquadra-se nesse momento complexo que estamos vivendo justamente por estar associado à solidariedade, nasceu para ajudar na arrecadação de verbas à população em vulnerabilidade social no Brasil.

Compõem o EP a belíssima canção Cais, de Milton Nascimento e Ronaldo Bastos; O Tambor, de Verocai e Criolo; Dez Anjos, parceria de Milton e Criolo; e uma releitura delicada e cuidadosa de Não Existe Amor em SP, de Criolo.

A direção geral de Existe Amor é de Beatriz Berjeaut e Augusto Nascimento, numa parceria com o maestro Arthur Verocai, que ficou responsável pelos arranjos de O Tambor e Dez Anjos. Os arranjos das faixas Cais e Não Existe Amor em SP ficaram por conta do pianista Amaro Nascimento.


Abaixo dois clipes que fazem parte do projeto e têm direção de Denis Cisma e Beto Macedo. Trazem mensagens simbólicas relacionadas ao momento que estamos vivendo. Não Existe Amor em SP busca estimular as pessoas para olharem as ruas, por onde circulam mais de 40 milhões de brasileiros em condições precárias, sem casa e sem o que comer. Imagens são projetadas nas empenas de edifícios da grande São Paulo. O clipe de Cais é composto de imagens em preto e branco dos artistas no estúdio, de barcos e ondas do mar. Tudo muito bonito.

Os recursos arrecadados pela campanha dos artistas vão para organizações como É de Lei, SP Invisível, Arsenal da Esperança, entre outras. As doações podem ser feitas por meio da plataforma de crouwdfunding administrada pela Benfeitoria. O projeto é gerenciado pela SITAWI Finanças do Bem.

Em tempo de pandemia, com a cultura tão vilipendiada e as artes confinadas entre quatro paredes, esse projeto ajuda os artistas a se libertarem das amarras dos novos tempos. Apreciem o EP Existe Amor. Divulguem e façam doações. O mundo pede por solidariedade e cultura.


Nenhum comentário:

Postar um comentário