segunda-feira, 4 de julho de 2011

Japão recorre ao amor para superar tragédia

A tragédia que se abateu sobre o Japão teve consequências diversas. Este blog tem acompanhado o drama do povo japonês passo a passo. Agora, surgiu mais um desdobramento inusitado e que merece nossa atenção. O número de casamentos aumentou no país de maneira significativa nesses quase quatro meses que se seguiram ao terremoto e ao tsunami, ocorridos no dia 11 de março.
Os dados são das agências que organizam encontros e cerimônias de casamentos, que registraram um aumento de cerca de 20% na procura. A busca de um parceiro cresceu 36% entre as mulheres e 26%, entre os homens. Na avaliação dessas agências, os japoneses de ambos os sexos estão deixando de lado a enrolação e assumindo compromissos.
O argumento mais ouvido tem sido o de que as pessoas sozinhas ficam mais carentes quando passam por uma tragédia. Casais que enfrentaram juntos o terremoto e o tsunami dizem que aprenderam a valorizar mais a relação e a família.
A história tem mostrado que grandes tragédias sempre provocam profundas mudanças sociais. Como este blog já comentou em mais de uma matéria (para ler clique aqui), o Japão sempre conviveu com tragédias de grandes dimensões, mas também sempre soube dar exemplos de superação.
A economia japonesa, no mês de maio, já apresentou crescimento de 5,7% em relação ao mês anterior, que já havia apresentado crescimento de 1% em relação ao mês de março, pós-tragédia, quando a economia apresentou o pior desempenho desde a década de 50 – época em que os indicadores foram criados.
O Japão tem uma das menores taxas de natalidade do mundo. Sua população está encolhendo e envelhecendo. Isso, evidentemente, cria dificuldade para a superação de uma tragédia como a de 11 de março deste ano. Mas, rapidamente, os japoneses encontraram a solução. Dessa vez, vão investir mais no amor.
Pra ajudar os japoneses a superarem mais essa tragédia, por meio do amor, vamos ver e ouvir o vídeo da cantora Sakamoto Fuyumi, que tem uma belíssima voz e este ano completa 25 anos de carreira, sempre divulgando a cultura do Japão. Também nos ajuda a enfrentar essa segunda-feira.



Nenhum comentário:

Postar um comentário