quarta-feira, 6 de julho de 2011

Músico catarinense resgata Radamés Gnattali

Radamés, com talento, trabalhou tanto a música erudita quanto a popular

 A música brasileira é tão rica de talentos que vira e mexe nos deparamos com algumas injustiças. Uma delas, com certeza, ocorre com Radamés Gnattali, um dos maiores compositores, arranjadores e instrumentistas brasileiros, que continua, de certa forma, desconhecido para o grande público.
Gaúcho, nascido em Porto Alegre, no dia 27 janeiro de 1906, Radamés construiu uma vasta obra de composições e arranjos maravilhosos nos 82 anos de vida, dedicados principalmente à música. Foi contemporâneo de Villa-Lobos, Pixinguinha, a quem sucedeu como arranjador na gravadora Victor (foto ao lado), entre outros. No círculo dos eruditos, dizia-se que Radamés era muito popular e os populares o consideravam erudito demais. Esse meio do caminho atrapalhou bastante o reconhecimento de seu talento.
Dezenas de compositores da música brasileira são considerados seguidores de Radamés. Entre eles, Tom Jobim, Jacob do Bandolim, João Bosco, Paulinho da Viola, Guerra Peixe e Braguinha.
Um violonista catarinense de Criciúma, Vitor Garbelotto, acabar de lançar o disco Radamés Gnattali – Integral para Violão Solo, sendo o primeiro que grava essa Integral de Radamés, contendo Pequena Suíte para Violão Solo, Dança Brasileira, Toccata em Ritmo de Samba e Dez Estudos para Violão. Garbelotto também gravou temas mais conhecidos como a Suíte Retratos e o choro Remexendo.
O trabalho do músico catarinense é belíssimo e já recebeu o prêmio revelação da Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA) e foi indicado, na mesma categoria, para concorrer ao Prêmio da Música Brasileira, que acontece justamente hoje, à noite, no Rio de Janeiro. Concorre com nomes talentosos como os de Tulipa Ruiz e Luísa Maita.
O CD de Garbelotto, além de ser de alta qualidade, ainda tem o mérito de ajudar no resgate desse compositor extraordinário que anda meio esquecido, assim como outros talentos da música brasileira, sufocada pelo excesso de trabalhos meramente comerciais. O CD está com o preço médio de R$ 25,00 e vale pela beleza das músicas e pelo talento do intérprete. Vamos ouvir e ver Vitor Garbelotto interpretando Toccata em Ritmo de Samba, que vai servir para nos dar uma idéia do que pode ser encontrado no disco. Confiram.


Nenhum comentário:

Postar um comentário