sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Blog ultrapassa a marca de 100 mil visualizações. Valeu a pena?

Esta semana o blog extrapolou a contagem de 100 mil visualizações de páginas depois de um ano e cinco meses de existência. Não é uma marca fácil de ser atingida, principalmente por ser este cantinho dedicado à cultura, ao jornalismo e ao lazer. O blog não investiu em uma divulgação mais sistemática e profissional de si mesmo e dos textos aqui postados, que agora somam 276, acompanhados por 92 fieis seguidores.
Confesso que fiquei feliz, honrado e esperançoso de que tenha contribuído, minimamente, para a divulgação da produção cultural, artística e jornalística não apenas do Brasil, mas também de outros países com os quais tenhamos tido, em algum momento, uma identificação qualquer que nos levasse a refletir sobre sua realidade, seus sonhos, seus dramas.
Foi assim que mergulhamos pela luta do povo japonês para superar a tragédia provocada por um terremoto, seguido de tsunami, que acabou provocando o vazamento nuclear de Fukushima, tantas mortes, tantas destruições, em mais um exemplo da capacidade daquele povo de superar dificuldades. O post das cerejeiras é o meu preferido (clique aqui).
Tragédias que não respeitam fronteiras em um mundo globalizado e explodem da Holanda ao Rio de Janeiro, até a cidade de Utoeya, na Noruega, e que mais relembram o ovo da serpente. Tragédias que, muitas vezes, encontram consolo na poesia, que, assim como a música e a crônica, permeia as páginas deste blog desde o seu nascedouro, no dia 16.02.2011, com Áspera Flor, do mestre Itaney Francisco Campos.
A arte fotográfica, graças ao talento de jovens e experientes fotógrafos, também marcou nossas páginas. Bem como desabafo de mães represado pelo sentimento mais nobre e mais profundo da humanidade: o amor. Em nome dele se mata, mas também se cria e se constrói e se perdoa. Os sentimentos humanos, nossas grandezas e fraquezas, também frequentaram essas páginas, relembrando gente como madre Teresa de Calcutá, irmã Dulce e Primo Levi, as virtudes da caridade e da humildade, quando são verdadeiras de fato.
A liberdade de imprensa, a importância do seu trabalho e também os seus excessos (vejam o caso de Ronaldo, o Fenômeno) também foram temas deste modesto cantinho. Assim como o talento de personagens da vida brasileira como Mané Garrincha, Nelson Rodrigues e tantos outros.
Enfim, o leitor que tiver paciência poderá fazer um tour pelo blog, usando o roteiro marcado neste texto ou fazendo suas próprias pesquisas. Quem sabe encontrará, no meio de tantas tentativas, algo que possa lhe trazer algum tipo de deleite. Aliás, prazer mesmo, que é a chave de tudo, como certamente diria o amigo e psicólogo Ítalo Campos, que deu uma bela entrevista para nossas páginas.
Ademan, que eu vou em frente... quem sabe até completar um milhão de visualizações de páginas.
Beijos para todos!

Um comentário:

  1. O ZecaBlog está fazendo história, para os leitores é sempre interessante,poder participar e também mandar algumas traçadas linhas. Todos ganham, recebendo em casa textos belos, prazeirosos de ler e sempre acrestando nas datas comemorativas. Parabéns, continue e feliz dia dos pais ! (atrasado)

    ResponderExcluir