quinta-feira, 16 de agosto de 2012

O choro, o riso e o talento de Altamiro Carrilho vão continuar

Altamiro Carrilho toca  flauta com Pixinguinha - o instrumento que iria...
...acompanhá-lo pelo resto da vida, que terminou ontem, pela manhã
Este ano de 2012 tem sido muito amargo para a música popular brasileira. Já tivemos perdas significativas e agora ficamos sem a inspiração e o talento de Altamiro Carrilho. Uns dos maiores músicos da nossa história, Altamiro compõe, com Patápio Silva, Pixinguinha e Benedito Lacerda, o quarteto dos melhores flautistas de nossa história musical. Pelo apego enorme que tinha pelo estudo do instrumento (pelo menos duas horas por dia) e pela busca incessante de novas sonoridades pode ser que tenha chegado mais longe do que os outros três. O maestro Júlio Medaglia, por exemplo, acredita nisso.
Altamiro Carrilho tinha também uma paixão avassaladora pela criatividade. Adorava o improviso e mostrava orgulho disso. Chegou a dizer, certa vez: “não toco uma frase repetida, cada vez é uma frase diferente”. Essa paixão o aproximava dos grandes jazzistas americanos e sempre comprovou que o nosso choro tem uma alma parecida com a do jazz.
Nosso Altamiro Carrilho morreu aos 87 anos. Teve uma carreira artística que passou de 70 anos – pra se ter uma ideia, sua primeira gravação foi aos 15 anos de idade, acompanhando Moreira da Silva. De lá pra cá, uma torrente de paixão pela música. Chegou a se apresentar em quase 50 países, lançou mais de 112 discos e compôs cerca de 200 músicas.
Com sua flauta, Altamiro acompanhou gerações de artistas, desde Francisco Alves, Orlando Silva, Linda e Dircinha Batista, Caubi Peixoto, Caetano Veloso, Chico Buarque, Gal Costa, Maria Bethânia, entre muitos outros. Fazia questão de lembrar, com aquele seu jeitinho humilde e bem-humorado, que aquela flauta na música Detalhes, de Roberto Carlos, era ele tocando. Parece um pequeno detalhe, mas não. Todos nós amamos o som daquela flauta na música do Roberto, mas poucos sabiam que ela era de Altamiro Carrilho.
Mas não viajava com maestria apenas pelas canções populares, não. Executava com talento e virtuosismo também os clássicos, com Bach, Mozart, Chopin, Schubert, Vivaldi, Mendelssohn e Tchaikovsky. Fez um belo trabalho com o maestro Júlio Medaglia sobre Mozart. E tinha orgulho de ter contribuído para misturar a música clássica e os ritmos brasileiros.
Altamiro Carrilho era um gênio Daqueles artistas que passam como um meteoro por esse planeta. Viveu 87 anos plenamente dedicados à música. Se vivesse mais uma década, provavelmente teria ampliado, e muito, o universo de suas contribuições para essa nossa rica música brasileira.
Por ocasião de seu último show, em Uberlândia, disse, em entrevista a uma emissora local de TV: “Eu tenho a impressão de que seu eu parar com a música, eu paro. Desde criança eu convivo no meio dos músicos”. Isso foi em junho deste ano. Em julho, ficou 17 dias internado quando foi descoberto que tinha câncer no pulmão. Parou de tocar e agora parou de viver.
Sua obra, seus exemplos e seu talento continuarão vivos pelo Brasil e pelo mundo afora. Esses são imortais.

(Abaixo um belo vídeo sobre Altamiro e sua flauta. Depois, uma genial interpretação de Gargalhada, música composto por Pixinguinha para execução de Altamiro).


Um comentário:

  1. Estou preparando acróstico-homenagem: "ALTAMIRO CARRILHO!" (www.recantodasletras.com.br/autores/joaomiguel)

    ResponderExcluir