sábado, 23 de julho de 2011

Rest In Peace, Amy Winehouse, Saravá!

Amy Winehouse morreu de over ou underdose? Estava sozinha? Feliz ou infeliz? Todas essas e tantas outras perguntas não importam mais. O que prevalece é o fato de que o mundo da música perdeu um extraordinário talento. Uma cantora dona de uma belíssima voz, que não conseguiu, em nove anos de cantora, e aos 27 anos de idade superar a dependência do uso de drogas. Quem me avisou de sua morte foi minha sobrinha Maura Charlotte, fã incondicional da cantora.
Em circunstâncias semelhantes à da morte de Amy, e com a mesma idade, já morreram talentos como o de Janis Joplin, Kurt Cobain, Jim Morrison e Jimi Hendrix. No Brasil, vítima do uso excessivo de álcool, morreu, antes de completar 27 anos de idade, o extraordinário talento de Noel Rosa, sobre quem já escrevi neste blog (clique aqui).
Amy Winehouse teve uma vida tumultuada, cercada de brigas e escândalos com o marido Blake Fielder-Civil. Sua vida também era uma rotina de uso excessivo de drogas e prisões. Viveu cenas patéticas no palco, quando esquecia a letra de suas músicas ou cantava completamente embriagada.
Nada disso apaga o valor do seu talento musical. Nada fará seus milhões de fãs, em todo o mundo, esquecerem a beleza de suas canções e principalmente da sua voz. Amy não deixa em desespero apenas sua família, os músicos que a acompanhavam, os amigos e milhões de fãs na Inglaterra e em todo o mundo. O sofrimento na verdade é de todos que amam a boa música, o verdadeiro talento de uma artista e a voz inigualável de uma cantora.
Acima, muito acima, do vício pelas drogas ou pelo álcool, a vida desregrada e tumultuada de um artista, está o seu talento, a beleza do seu trabalho e o reconhecimento do público. O máximo que podemos fazer é lamentar que uma pessoa tão jovem, bonita e talentosa, tenha vivido tão pouco. E egoisticamente dizer: teria nos contemplado com tantas outras canções e interpretações maravilhosas... Seria tão bom...
O que importa hoje, nesta tarde um pouco fria de sábado, é que o mundo musical ficou mais pobre. Perdeu precocemente mais um grande talento. Para matar a saudade, vamos ver e ouvir a bela voz de Amy Winehouse, nesse vídeo maravilhoso, em preto e branco, tão badalado e tão visto, mas que dá a impressão de que ela está conduzindo a despedida de si própria.
O vídeo é da canção Back to Black. Espero que ajude a afogar as mágoas e reduzir o sofrimento de todos os que a admiravam. RIP, AMY WINEHOUSE.


2 comentários:

  1. Zé, 10 a zero pra vc! Concordo em tudo. Ela era muito boa. Bj

    ResponderExcluir
  2. Bom, sempre fui loucamente apaixonado pela voz e o talento de Amy, inclusive quem avisou sobre a morte dela para a Charlotte fui eu. É uma perda para todos nós adoradores de uma boa música e de uma linda voz... Realmente foi um suicídio á longo prazo. Falou tudo Zé Carlos, você tem o dom de falar o q a gente apenas sente... Lamentável a morte dessa preciosa jóia chamada Amy Winehouse.

    ResponderExcluir