terça-feira, 1 de março de 2011

O espírito carioca de Ronaldinho Gaúcho


Ronaldinho voltou a jogar com alegria e determinação
Ronaldinho Gaúcho é hoje mais carioca do que muitos jogadores nascidos e criados no Rio de Janeiro. Digo isso não pelo que ele possa estar fazendo, ou não, nas convidativas noites da cidade maravilhosa. A sua vida particular não me interessa. Acho, sim, que Ronaldinho se incorporou ao espírito do povo carioca pelo que ele vem fazendo dentro de campo.
Alguém pode até dizer – principalmente os antiflamenguistas – que ele “não está jogando lá essas coisas”. Realmente, o futebol apresentado até aqui ainda é tímido, longe, muito longe, do talento que todos nós conhecemos no jogador que começou sua carreira no Grêmio. Acredito até que ele, dificilmente, voltará a apresentar aquele futebol dos primeiros anos de sua carreira.
Ronaldinho, aos 30 anos de idade (faz 31 em março), não tem mais a leveza, a rapidez e o porte físico que lhe permitiam executar um futebol diferenciado, com jogadas inimagináveis e dribles enlouquecedores.
Basta comparar as pedaladas do craque de então com as do craque de hoje. No passado, ele executava uma pedalada atirando-se pra frente, com o corpo projetando-se, em velocidade, para adiante. Hoje, Ronaldinho pedala jogando o corpo um pouco para trás, como se procurasse não perder o equilíbrio, porque, sem equilíbrio, a jogada não logra êxito. Isso, meus amigos, queiram ou não queiram, é resultado do peso da idade, e de alguns quilinhos extras.
Mas, Ronaldinho ainda encanta pela sua alegria de jogar, pelo seu sorriso e pela maneira, simples e contagiante, com que cria um clima de alto astral no ambiente do Flamengo. Todos estão contagiados por sua vontade de jogar e pela sua alegria. A mesma observação foi feita pelos comentaristas do programa Linha de Passe, da ESPN Brasil, que tem um time de craques, e é o melhor programa esportivo da televisão brasileira.
Todos nós, amantes do bom e bonito futebol, temos que torcer pelo sucesso de um jogador que entra em campo com alegria e determinação. Antes de ser gaúcho ou carioca, ele é o protótipo do craque que fez escola e divulga o nome do futebol brasileiro mundo afora. É um bom presente para o futebol da cidade do Rio de Janeiro, que hoje comemora 446 anos de beleza e de alegria.





Um comentário:

  1. Encantador realmente a atitude de Ronaldinho, dá gosto ver, a a meu ver ele está ótimo, pode fazer muito pelo futebol e pelo flamengo, é claro!

    ResponderExcluir