domingo, 13 de março de 2011

Vídeo para matar a saudade de Raphael Rabello

“Não importa mais o que foi perdido, importa apenas o teu sorriso e nada mais”, são os versos de Paulinho da Viola que ele canta com Marisa Monte, no vídeo abaixo, ambos acompanhados pelo inesquecível violão de Raphael Rabello. Com a câmera em close, em preto e branco, o vídeo começa com o violonista acendendo um cigarro e dando um sorriso maroto, suave e discreto.
Os versos parecem que foram feitos para Raphael. A impressão que se tem é a de que Paulinho e Marisa Monte cantam como se estivessem voltando ao passado, como se prestassem homenagem ao artista, que nos deixou tão prematuramente. Raphael Rabello morreu antes de completar 33 anos de idade, mas deixou uma obra invejável, com interpretações impecáveis.
O guitarrista Paco de Lucía disse certa vez, referindo-se a Raphael: “O melhor violonista que eu já ouvi em anos. Ele ultrapassou as limitações técnicas do violão, e sua música vinha progressivamente de sua alma, diretamente para os corações de quem o admirava”.
Na sequência do vídeo, Marisa Monte e Paulinho falam de Raphael Rabello, do show e da bela “Dança da Solidão” (também composição de Paulinho), que cantaram naquele mesmo espetáculo a pedido do violonista. Encerram o vídeo cantando os versos “meu pai sempre me dizia: meu filho tome cuidado, quando eu penso no futuro, não esqueço o meu passado”.
É maravilhoso ouvir a voz gentil e suave de Paulinho, acompanhando a voz doce e melodiosa de Marisa Monte. Quando os dois se juntam para homenagear Raphael Rabello, então, é de arrepiar. Um bom vídeo para fechar o domingo e começar a semana mais leve, em paz. Bom, também, para que não nos esqueçamos do passado e das pessoas que fizeram história na Música Popular Brasileira.

2 comentários:

  1. Seu blog tá bom demais! E estou vendo que você está dedicando tempo de verdade a ele para que a gente possa se deleitar. Que bom, viu!

    Também sinto saudades do Raphael Rabello. Uma pena que ele tenha partido tão cedo daqui.

    Abração, Matheus.

    ResponderExcluir
  2. incrivelmente a musica perdeu um ser singular e tao maestroso em todas as formas de expressar musica vida alma e genialidade saudades raphael....

    ResponderExcluir