quinta-feira, 28 de julho de 2011

A musicalidade candanga de Nelson Oliveira

Nelson Luiz de Oliveira (foto) é amigo de outros e tantos carnavais. Amizade regada a muita música e boteco. Nossa aproximação aconteceu por influência do seu primo Douglas, também amigo e outro apaixonado por música, sobre quem já falei neste blog e que inclusive teve uma composição postada neste espaço (clique aqui).
Em realização musical, Nelsinho está à nossa frente. Já gravou e produziu discos, compõe e canta suas próprias músicas. O CD Linguagens, lançado em 2007, é um trabalho bem produzido, com bons arranjos e a participação de músicos de talento e conhecidos em Brasília.
Nascido em Minas Gerais, Nelson chegou a Brasília com apenas oito anos de idade. Traz alguma influência mineira, mas o seu trabalho reflete as diversidades e o gosto pelo novo que começam a delinear a cultura candanga.
Seu CD de 2007 é resultado da mistura de sotaques regionais. Foi a linguagem de Brasília que inspirou o compositor Nelson Oliveira a preparar um trabalho em que a fala e a musicalidade da capital da República fluem por 15 faixas com diversos ritmos e dicções.
A principal delas é a canção “Linguagem”, da qual foi extraído o título do CD, com o acréscimo do plural. Abrindo com um manifesto cultural, o disco procura recuperar primeiramente a linguagem e a história do Brasil, situando-a no plano da colonização. Em seguida, chega à cidade, com seus ipês, passando depois à mistura de ritmos, sem deixar de abordar o universo mais particular do compositor. A faixa final, ou bônus, é uma colagem do universo lingüístico da cidade e do Distrito Federal.
Gosto de todo o CD, mas tenho uma admiração particular pela faixa Beira-Mar, que compartilho aqui com os amigos do blog. Nelson é um dos exemplos de que a vida artística de Brasília é muito rica, embora ainda seja tão jovem e tímida.

3 comentários:

  1. Valeu, Zé, por essa força! Boa parte do meu aprendizado sobre música brasileira, cultura e política devo a você. Ainda me lembro das muitas rodas de violão e serestas de que participamos - uma delas em Uruaçú, onde ouvi tocar músicos realmente extraordinários.

    ResponderExcluir
  2. Eta País cheio de talentos!!A letra é interessante, a linha melódica, bem brasileira, é cativante. Parabéns ao Nelson de Oliveira!

    ResponderExcluir
  3. Grato, Itaney. Tenho acompanhado sua poesia aqui pelo ZecaBlog. Textos de grande sensibilidade e repletos de respeito pela língua.

    ResponderExcluir