quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Adele: mais uma cantora inglesa agita o mundo musical

Quem gosta de músicas boas, interpretadas por uma voz bonita e talentosa, tem que conhecer o trabalho de Adele Laurie Blue Adkins, ou simplesmente Adele, como é conhecida mais essa revelação do universo musical da Inglaterra. Ela é ainda muito jovem, mas já mostrou maturidade em dois CDs e em um DVD lançado recentemente com as melhores canções dessa carreira ainda em fase inicial.
Seu primeiro CD “19” foi lançado em 2008. Em 2009, ganhou duas premiações no Grammy Awards, como “Artista Revelação” e “Melhor Vocal Pop Feminino”. Este ano, lançou o álbum “21”, sucesso na Inglaterra, nos Estados Unidos e em vários países.  Em Londres, alcançou uma façanha antes só vivida, em 1964, pelos Beatles: duas canções e dois álbuns ao mesmo tempo no Top 5 da parada britânica – “Someone Like You alcançou o topo, mesma posição ocupada pelo CD “21”; e “Rolling In The Deep” e o disco de estréia ocuparam ao mesmo tempo, cada um na sua categoria, o quarto lugar da parada.
Seu estilo é fortemente marcado pelo soul e pelo jazz. As canções são mais influenciadas pelo romantismo. Mas, ela consegue, com sua extraordinária capacidade de interpretação, não permitir que Someone Like You se torne piegas. Sua voz firme e melodiosa viaja dos graves para os agudos com extrema facilidade e leveza. Alguns críticos musicais estão chamando-a de “a nova Amy Winehouse”. Talvez seja ainda um pouco cedo para essas comparações.
Do primeiro disco, a canção Rolling In The Deep é muito admirada até hoje nos Estados Unidos. Talvez por ter uma forte influência do estilo country. É também romântica, porém com um tom de irritação mais marcante contra o ex-namorado, com quem julga que poderia ter tido um relacionamento todo especial, mas ele pôs tudo a perder. Esse tem sido o estilo mais característico de sua carreira: cantar canções românticas em tom de desabafo.
No decorrer deste ano, a cantora começou a ter problemas com a voz, o que a obrigou a cancelar alguns shows. Fez uma cirurgia nas cordas vocais no dia 07 de novembro e se encontra em recuperação. Em post dirigido aos fãs, Adele disse que a cirurgia foi um sucesso e está agora apenas relaxando. Nem ela nem os médicos falam quando a cantora voltará a cantar, mas deixam a entender que será em breve.
Esperamos que realmente o retorno aconteça logo e seja para sempre, enquanto ela viver para iluminar seus fãs com essa voz maravilhosa. Confiram uma pitada do seu talento nos dois vídeos abaixo.


2 comentários:

  1. Ó, o Zecablog é do bom, é do melhor, é tudibão! Dizem que quem não gosta de samba bom sujeito não é. É ruim da cabeça ou doente do pé. Fico a pensar... E quem não segue o Zecablog, em que situação está rrrr (para rimar, os erres, raaarrr)

    ResponderExcluir
  2. Cantora com uma voz surpreendente! Uma voz forte, mas ao mesmo tempo com sensibilidade. As músicas da Adele tem o poder de fazer com que nos identifiquemos com a situação, ainda que não soubessemos o significado da letra, cantada em outro idioma diferente do nosso. É alguma coisa na sonoridade, na batida, na harmonia que a deixa assim. Sem falar na técnica vocal que ela exibe e nas interpretações cheias de emoção. Simplesmente emocionante!

    ResponderExcluir