terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Luís Lemos, como Luiz Gonzaga, é um nordestino vencedor

Uma figura bem conhecida no meio jornalístico de Brasília é Luís Lemos. Trabalhou como fotógrafo durante décadas, principalmente no Governo do Distrito Federal. Nordestino, da cidade de Altos, no Piauí, veio ser candango em Brasília no início da década de 60, nos primórdios da nova capital. Assim como milhares de brasileiros, veio ajudar a construir e a consolidar a capital dos sonhos.
O nordestinho é um forte, mas antes disso é um sonhador, um desbravador. Luisinho, como é carinhosamente conhecido, não era diferente. Era um dos quinze filhos de uma família humilde, e por isso mesmo começou a trabalhar muito cedo. Mas a pequena cidade de Altos, a 38 quilômetros de Teresina, não oferecia muita opção.
A exemplo de tantos outros Luíses, nosso amigo pegou um pau-de-arara e veio tentar a sorte no sul maravilha, optando por Brasília. Aqui aprendeu fotografia com um amigo da Novacap, fez alguns cursos, criou seus filhos e hoje, aposentado, leva uma vida tranquila e pacífica no Guará, bairro da classe média brasiliense.
Hoje comemora 73 anos de idade, com muita saúde e cheio de atividades, principalmente aquela que os homens adoram exercer, e, quando deixam de fazê-la, costumam cair em depressão profunda. Atualmente, não está no melhor da sua trajetória de Dom Juan. Tem apenas uma amiga de 22 anos e outra de 24 anos que o visitam pelo menos uma vez por semana.
“Coisa boba, nada de muito sério, não”, costuma dizer. Inclusive, reforça, “a primeira coisa que eu digo pra elas é: minha filha, eu não quero nada sério; se for essa sua intenção, é melhor a gente nem começar”. Tudo muito claro, sem gerar expectativas e sem enganar ninguém.
E assim vai levando sua vida vitoriosa, também do ponto de vista profissional. Hoje pode comemorar seus 73 anos de idade com os quatro filhos que colocou nesse mundo – uma moça e três rapazes.
O nordestino é assim. Trabalhador, sonhador, aventureiro, geralmente talentoso naquilo que faz, mas também machista e orgulhoso da sua condição de homem.
Tudo isso no faz lembrar que Luiz Gonzaga também faria aniversário hoje. Se estivesse vivo, estaria completando 99 anos de puro talento e muito trabalho. Também “deu seus pulinhos” por aí, o que acabou nos propiciando a existência de Luiz Gonzaga Júnior, o Gonzaguinha, outro talento da música popular brasileira.
Pernambucano, de Exu, Luiz Gonzaga, o Lua, também apanhou um pau-de-arara para tentar a sorte no sul maravilha. O destino? Rio de Janeiro, claro, o porto preferido de quem buscava sucesso na carreira artística. E o sucesso veio, de forma merecida e justa. Luiz Gonzaga é um dos compositores mais versáteis e talentosos do Brasil.
Nordestino retirante, de um modo geral, é aventureiro, arrojado e vencedor. Existem milhares deles na história do povo brasileiro. Luís Inácio Lula da Silva, que agora luta para vencer um câncer, é outro exemplo desses Luíses nordestinos e vitoriosos.
Mas aí é outra história...
(No vídeo abaixo, uma bela homenagem do programa "Som Brasil" a Luiz Gonzaga, o Rei do Baião)

Nenhum comentário:

Postar um comentário