segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

O poder dos livros, da poesia e a cultura em vídeo

Eu, Stela, Itaney, Margot, os meninos, em Tiradentes (MG) - passeio cultural

Os meninos Matheus, Raquel e Ana Laura mandaram muito bem ao produzirem o vídeo em homenagem aos 60 anos de Itaney Francisco Campos, poeta e desembargador, sobre quem já falei nesse blog e já tive a oportunidade de publicar seus versos – inclusive a poesia que abriu os caminhos deste cantinho cultural, no dia 16 de fevereiro do ano passado.
O fio que conduz o vídeo é o do mundo cultural, mais especificamente os livros e a poesia. Os meninos são frutos de um relacionamento que começou lá pelos anos 70, na Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás, quando e onde Itaney e Margot (sempre presente) se conheceram.
Eu e a Stela começamos também nossa caminhada conjunta na mesma década, apenas alguns anos depois, e fomos amigos e testemunhas do ambiente cultural em que Matheus, Raquel e Ana Laura foram criados.
O livro sempre esteve presente na vida dessa família e Matheus foi muito feliz ao afirmar, em seu depoimento, que ele lê muito, “mesmo que de forma desorganizada”, e que suas irmãs, além de também lerem muito, têm outras qualidades nesse particular: Raquel está escrevendo um livro e Ana Laura faz livro.
Os meninos declamam poesias e poemas escritos pelo pai, cada um em uma cidade diferente desse pequeno planeta globalizado: Matheus, em Buenos Aires, onde trabalha como diplomata; Raquel, no Rio de Janeiro, onde faz Doutorado em História; e Ana Laura, em Hamburgo (Alemanha), onde faz Mestrado em designer gráfico e trabalha numa editora.
O vídeo é muito interessante para quem conheceu pelo menos um dos personagens dessa rica família. É agradável, também, para quem não conheceu os personagens, mas, gosta de poesia, livros, poemas, textos e reminiscências. É delicioso para quem ama a vida e as pulsações de criatividade e talento.
Publico o vídeo abaixo e garanto que quem tiver 22 minutos disponíveis não se arrependerá. Aproveito para mandar os parabéns do ZecaBlog ao sex Itaney (sex, de sexagenário). E desejo a todos, um feliz 2012, que começa neste cantinho da mesma forma que o blog começou em fevereiro do de 2011: falando de poesia, livros, cultura e dos amigos. O resto é acessório.

3 comentários:

  1. Dizia Andy Warhol (ou MacLuhan?) que no mundo contemporâneo todos teriam direito a 15 minutos de fama. Acho que na fase sexy - de sexagenário - como observou o grande José, estou desfrutando dos meus, figurando no melhor blog do Brasil central, se não for o melhor do Brasil. Só prá lembrar, já estiveram por aqui a poesia de Drummond, o samba do Noel, a música de Paulinho da Viola, a arte de Botticelli, as crônicas do próprio bloguistas e tantos mais, inclusive Matheus e Jura. Que excelentes companhias! Deus existe, pessoal! E que ventura este início de 2012!!Obrigadão, José!

    ResponderExcluir
  2. Do casal amigo, Diva e Antônio Carlos, recebi por e-mail o texto abaixo:

    "Jose Carlos: Como sempre vc nos informando e recordando de amigos com quem vivenciamos algumas
    partes de nossas vidas. Saudades!!!!!!!!! Obrigada Ze! E parabens ao Itaney pelo aniversario e mais
    ainda pelos filhos tão maravilhosos. Valeu! Diva e Antonio Carlos."

    ResponderExcluir