sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Ufa! Estádio terá mesmo o nome de Mané Garrincha

Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha será assim na parte interna

O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, anunciou hoje aquilo que todos os torcedores de futebol esperavam: o novo estádio vai se chamar Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha. Ou seja, os burocratas de plantão desistiram de tirar o nome de um dos maiores jogadores da história do futebol do nome do estádio, que vai abrir a Copa das Federações, no ano que vem, e abrigar jogos da Copa do Mundo, em 2014.
A vitória é de todos os torcedores que se uniram na defesa da preservação do nome de Garrincha no estádio. Algumas manifestações chegaram a ser feita e este blog engrossou o coro dos descontentes com os burocratas. Agora, o nome de Garrincha estará estampado no portal de um dos mais belos estádios entre os que abrigarão a Copa do Mundo de 2014.
O Estádio Mané Garrincha será o primeiro na história a receber o certificado máximo de sustentabilidade. O selo Leed Platinum é reconhecido internacionalmente e garante que o estádio será sustentável em níveis consideráveis. Atualmente, nenhum estádio de futebol no mundo possui esse selo.
O conceito de arena verde começou ainda na criação do projeto do novo estádio. Na construção estão sendo usados materiais recicláveis ou reciclados. Tudo o que saiu do antigo estádio foi reaproveitado na própria obra ou doado a cooperativas de reciclagem do DF. Com a derrubada da última arquibancada, por exemplo, o entulho foi transformado em brita para ser reutilizado na concretagem do piso da arena.
Depois de pronto, o estádio terá captação de energia solar e de água da chuva. A arena será capaz de gerar 2,5 megawatts de energia, o que corresponde ao abastecimento de mil residências por dia.
Um estádio desse padrão, obviamente, não poderia deixar de homenagear um jogador talentoso, divertido e popular como foi Garrincha. Parabéns ao Governo do Distrito Federal pela decisão sensata. Agora, só falta conquistarmos o hexacampeonato.

Um comentário:

  1. Que ótima notícia, Zé Carlos! Não sabia da decisão do governador. Finalmente, recuperou-se a sensatez. Manifestações como a do seu blog, tenho certeza, foram fundamentais para essa reviravolta.
    Um abraço, Marlon

    ResponderExcluir