sábado, 4 de fevereiro de 2012

Concentra Mas Não Sai antecipa o Carnaval dos Amigos

 
Agora só falta uma semaninha para o Carnaval dos Amigos, que chega à sua 10ª edição, em Goiânia, resgatando o verdadeiro carnaval das marchinhas, frevos, sambas de enredo, marchas-rancho e os tradicionais blocos de rua. Sobre ele e o Bloco dos Amigos, que abriu o caminho, já escrevi neste blog uma, duas, três, quatro, cinco vezes (para ver ou rever pela ordem cronológica é só clicar nos links) e continuarei a escrever sempre.
Hoje, neste sábado, dia 04 de fevereiro, acontece o Concentra Mas Não Sai, mais uma desculpa para reunir os foliões e começar a esquentar os tamborins. Assim como no dia 12 de fevereiro do ano passado, este ano também será na Pracinha das Missões, no Setor Central, a partir das 13h00.
A moçada vai chegando, aquecendo-se com uma cervejinha que ninguém é de ferro, até que alguém grita: tá na hora! Neste momento, a galera fantasiada de palhaço e a bandinha, em volta de um carango antigo, saem puxando o cordão. O percurso é curto, em volta da pracinha, e todo mundo volta pra concentração. Ou seja, finge que sai, mas não sai.
Essa concentração tornou-se absolutamente necessária. Os foliões, indisciplinados, estavam todos os anos chegando ao grande dia do Carnaval dos Amigos, que neste ano será no próximo sábado, sem muito preparo. Tinha folião precisando tomar uns dez ou doze barris de chope, de meio-dia às seis da tarde, para agüentar descer a avenida T-4, do restaurante Flamingo até o Parque Vaca-Brava. Um exagero! Bastam uns quatro ou nove. Nada mais que isso.
É uma boa oportunidade para a turma relembrar a letra da marcha-enredo do Bloco dos Amigos, que saiu pela primeira vez em fevereiro de 2003, fazendo nascer o Carnaval dos Amigos, que hoje já conta com cinco blocos, todos puxados por bandinhas no formato do carnaval tradicional.
Republico abaixo a música do Bloco dos Amigos e também um vídeo com marchinhas de Carnaval, na voz maravilhosa de Beth Carvalho. São apenas cinco minutos de marchinhas, mas o suficiente para ajudar a turma que amanhã estará concentrada, sofrendo tanto...



Bloco dos Amigos
(Jorge Luiz Carvalho e José Carlos Barroso)

Êi, você aí, me dá um lencinho aí, me dá um lencinho aí
Êi, você aí, me dá um lencinho aí, me dá um lencinho aí

Venha dançar comigo
No Bloco dos Amigos
Com chope e feijoada
Marcha-rancho e batucada
Tem Vânia, Renato e Rener
Que não é trio sertanejo
Hoje é Carnaval meu amigo
O resto, depois eu digo
Hoje é Carnaval meu amigo
O resto, depois eu digo

Quem desce a avenida sabe
Que a vida é uma fantasia
Deixe que o amor se espalhe
Não venha com migalhas de alegria
O Bloco tem chope na carroça
Cachaça na cabaça e harmonia
Quem mais balança não tem lança
Se você gosta é só pedir:

Êi, você aí, me dá um lencinho aí, me dá um lencinho aí
Êi, você aí, me dá um lencinho aí, me dá um lencinho aí  


Nenhum comentário:

Postar um comentário