domingo, 5 de fevereiro de 2012

Concentra Mas Não Sai garante energia para a festa maior




O Concentra Mas Não Sai concentrou-se bastante e não saiu mesmo. Cumpriu a profecia do beato que dizia: folião bom, de raça, é aquele que, consciente, só dá uma volta na praça, volta e concentra novamente. Foi assim, segundo relato do amigo Rener Bilac, que os foliões do Carnaval dos Amigos fizeram o último aquecimento antes da grande festa, que será no próximo sábado (dia 11), em Goiânia, a partir do meio-dia.
O local escolhido foi a Pracinha das Missões, no antigo centro de Goiânia, que agora está sendo alvo de uma ampla mobilização para ser revitalizado. E será, pois Goiânia, com seu centro no estilo Art Déco (veja a foto abaixo), merece. O Concentra começou às 13h00 deste sábado – num barzinho, regado a muita cerveja, som de marchinhas de carnaval, tocadas por uma bandinha – e entrou pela noite goiana.
A filosofia do Concentra é mais ou menos a seguinte. Todo mundo concentrado, tomando uma cervejinha, bem gelada, que ninguém é de ferro, de repente alguém grita: tá na hora! Todos saem, puxados pelos palhaços e outros foliões fantasiados, comandados pela bandinha, em volta de um carango antigo. Apenas dão uma volta na praça e retornam pra concentração. É o finge que sai, mas não sai.
Depois deste sábado, agora, os foliões já estão preparados para a pauleira que vem aí, quando o Bloco dos Amigos vai puxar o 10º Carnaval dos Amigos. Desta vez, o bloco vai se concentrar no Oliveira's Place (veja o convite), a partir de meio-dia até às 18h00, quando uma bandinha tradicional arranca todo mundo para a rua, ao som de frevos, marchinhas e marchas-rancho.
Ladeira abaixo, descendo a avenida T-4, até chegar no Vaca Brava, o Bloco dos Amigos encontra outros quatro blocos e tudo vira um grande desfile carnavalesco. Depois é a apoteose, lá no Vaca Brava, quando ritmistas e bandas se revezam para segurar a alegria geral.
Pra homenagear essa turma, que é da pesada e não deixa a peteca cair, segue uma marchinha bem aos estilo dos foliões do Concentra Mas Não Sai.


3 comentários:

  1. Zé Carlos, valeu pela promoção de nossa grande festa. Amizade é isso aí: multiplicar os sentimentos fraternos.
    Abraço e até sábado.
    Renato

    ResponderExcluir
  2. Que bacana Zé Carlos. Realmente foi uma grande no sábado passado, fato é que maior ainda será no próximo! Referente ao que o Renato disse: "Amizade é isso aí: multiplicar os sentimentos fraternos." Eu fui multiplicar os sentimentos daqueles que não foram participar da filia... Me diverti por mim e por você amigo!

    Linda a festa, pra mim é a melhor festa que acontece no ano. Ansioso para o próximo sábado.

    Forte abraço para todos... E samba no pé!

    ResponderExcluir
  3. Esse bloco Concentra Mas Não Sai
    Lembra um caso aqui do meu Estado
    Que se deu no carnaval passado
    Com um casal do tipo vai-não-vai.
    O marido sonhava em ser papai
    Mas bem na hora da concentração
    A mulher tinha ao lado um folião
    Que se concentrava e nada saía.
    E então no domingo de folia
    Com outro cara gastou a munição.

    Muito bem, Carlão.

    ResponderExcluir