sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

ZecaBlog faz seu primeiro aniversário de sobrevivência

Este cantinho cultural, jornalístico e de lazer completou seu primeiro ano de existência. A duras penas (sem intenção de trocadilho), graças ao apoio dos amigos e a boa vontade e a generosidade dos leitores, conseguimos comemorar esse primeiro aniversário.
Novas amizades surgiram, informações foram trocadas, colaborações bem-vindas de várias fontes, sugestões e opiniões não faltaram e muito ajudaram ao desenvolvimento desse trabalho, que não tem grandes pretensões – senão a de servir como diletantismo a quem aqui escreve, a quem lê e aos que colaboram.
O universo é o da cultura. Os textos têm sido direcionados para a música, a poesia, os livros, as artes plásticas, os museus, as crônicas, enfim, tudo o que de alguma forma possa contribuir para a formação de uma sociedade melhor, mais justa, equilibrada, solidária, impulsionada por cidadãos cada vez mais conscientes, porque educados e cultos.
Isso é muito? Não. Isso exige muito trabalho, esforço? Não. É apenas o mínimo que podemos e devemos fazer como cidadão, como jornalista e como ser humano que vive e participa de uma sociedade.
O mundo moderno, impulsionado pelo desenvolvimento das tecnologias, com o fenômeno da globalização, das comunicações on line via redes sociais, exige de todos nós participação maior, interação mais efetiva, conhecimento amplo e visão crítica da sociedade em que vivemos.
No dia 16 de fevereiro do ano passado, iniciamos os trabalhos, devidamente orientado e estimulado pelo amigo, poeta e jornalista Maranhão Viegas. Postávamos aqui a poesia Áspera Flor, do também amigo, poeta e desembargador Itaney Campos. O recado foi simples e direto: no começo, tudo era poesia. Depois vieram vários colaboradores: começando pelo amigo, ilustrador e diagramador Welington Werner, que deu o layout do cabeçalho do blog;   Juracema, minha irmã; o próprio Maranhão; o diplomata e poeta Matheus; o psicólogo e poeta Ítalo Campos; os colegas de trabalho Cláuber, Kiko, Ronaldo e Pedro; o amigo e procurador Renato Pinto; os amigos Douglas e Nelsinho; o músico e parceiro em uma composição Ocelo; o amigo de infância e parceiro nas marchinhas do Carnaval dos Amigos, Jorginho; a minha mulher Stela, que sempre que pode lê os textos, dá sugestões e faz críticas; enfim, vários outros tantos colaboradores que não escreveram, mas mandaram sugestões.
A todos eu agradeço de coração e peço, humildemente, que não nos abandone nesse segundo ano de trabalho árduo, que começa no dia de hoje. Continuem a mandar suas colaborações, suas sugestões e críticas. Façam textos, poesias, músicas, crônicas e contos. Escrevam nas redes sociais. Criem seus blogs e sites.
Se não conseguirmos construir um mundo melhor, pelo menos, por alguns momentos, seremos felizes. Isso pode não ser tudo, mas é muito.
(Esse áudio abaixo é uma homenagem a mim mesmo feita pelo grande cantor que foi Orlando Silva e pelo extraordinário compositor que foi Custódio Mesquita)




3 comentários:

  1. Parabéns !!!!! O Blog é Excelente, muito bem cuidado... Vou confessar que, no início, como eu não sabia de onde vinha, pensava que fosse spam e deletava, até que um dia, dei uma olhadinha e gostei demais. Vida longa para o ZECABLOG... e para o Zeca, é claro !!!
    abraço,
    Melissa

    ResponderExcluir
  2. Da amiga Claudinha Jorge, recebi os cumprimentos pelo Facebook:
    " Parabéns, esse blog é sensacional, sempre! Beijos e abraços energéticos!!!!!"

    ResponderExcluir
  3. Do amigo Carlos Araújo, jornalista aposentado da Caesb, recebi os versos abaixo:

    "Merece louvor todo grande feito
    E o Zecablog não é diferente
    Eu digo isso e ninguém desmente
    Porque este blog tem um belo jeito
    De tratar a cultura com respeito
    Para bons leitores poder conquistar
    E meus parabéns eu preciso dar
    Neste seu primeiro aniversário
    E vamos aguardar o seu centenário
    Cantando cantigas na beira do mar"
    (Carlos Araújo)

    ResponderExcluir