quarta-feira, 28 de março de 2012

Ademilde morre aos 91 anos e deixa os chorões de luto

Ademilde, a rainha do choro, viveu a vida com muita alegria
O Brasil amanheceu mais triste. Os amantes da boa música começam o dia de hoje cabisbaixo. Ademilde Fonseca, a rainha do choro, morreu no final da noite de ontem, vítima de um mal súbito. Ademilde tinha acabado de completar 91 anos de idade no dia 04 deste mês, sendo 71 deles plenamente dedicados à música.
A rainha do choro tornou-se conhecida internacionalmente e ajudou a universalizar canções brasileiras, como Tico-tico no Fubá e Brasileirinho. Estava em plena atividade. No último fim de semana, realizou show em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul – no lado oposto do Brasil em que ela nasceu: no Rio Grande do Norte, município de São Gonçalo do Amarante.
Ademilde deu alegria a várias gerações de apaixonados pelo chorinho e pela música popular brasileira. Com um virtuosismo impressionante e muito talento, ela ajudou a institucionalizar o choro cantado, que já era tradicional e grandioso nos instrumentos de Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Ernesto Nazareth e tantos outros.
Ademilde será enterrada hoje, no cemitério São João Batista, no Rio de Janeiro. Com certeza, os cariocas saberão render as últimas homenagens a essa extraordinária artista brasileira.
O blog rende suas homenagens com a bela interpretação dada por ela ao chorinho Delicado, de Waldir Azevedo e Ary Vieira -  nesta gravação com a participação do próprio Waldir  e de Jacob do Bandolim. Claro, também, Tico-tico no Fubá, que o foi o primeiro choro que Ademilde cantou, mostrando que conhecia a letra desde criança – composição de Zequinha de Abreu e letra de Eurico Barreiro. Depois disso, o chorinho nunca mais parou de ser cantado – e continuará assim eternamente..


Nenhum comentário:

Postar um comentário