quinta-feira, 22 de março de 2012

Código Florestal e a sabedoria dos 103 anos de Luiz Beltrame

Luiz Beltrame, poeta e lavrador aposentado, nessa belíssima foto de Orlando Brito
 Completei 14 anos / E escrever eu já sabia / Já assinava o meu nome / Lia as coisas que eu queria / Sempre prestando atenção / E fazendo minhas poesias / Aí deixei meu sertão / No estado da Bahia / Vim parar aqui em São Paulo/ Trabalhar de boia-fria / Então resolvi casar / e oito filhos teria.”

Luiz Beltrame é isso. Um cidadão errante, caminhante, sem riquezas, mas cheio de sonhos e poesias. Um homem que sabe agarrar e defender o mourão da cerca de arame, assim como derrubá-lo e ultrapassá-lo sempre que for preciso e necessário. Um líder nato, respeitado e admirado por todos, que traz no rosto o sinal dos tempos, a experiência e a sabedoria acumuladas nos 103 aninhos de vida, que neste 2012 chegará a 104 anos.
Beltrame agarra-se ao pau da cerca sem medo dos arames farpados, que sempre ameaçam a pele curtida pelo tempo, o sol e a poeira da estrada. Pele grossa protegendo uma alma leve, sensível, que caminha pelas estradas da vida com a convicção dos justos e os ideais dos poetas sonhadores.
Luiz Beltrame nasceu em Paramim, na Bahia, mas viveu e continua vivendo para todos, embora tenha cultivado seu pedaço de chão em um acampamento do MST, no interior do Estado de São Paulo. Hoje, aposentado, vive numa casa modesta, em Coroados, perto de Araçatuba (SP). Já publicou dois livros – Sonho com a vida e Sonho com a terra. Sua poesia é composta de versos simples (como ele mesmo) e rimados, geralmente dedicados a agradecimentos, brincadeiras, exaltações, homenagens e reflexões.
Sua vida vai além dos versos. Está repleta de lutas, caminhadas pela reforma agrária que nunca sai no Brasil e manifestações pelo país afora. Tem oito filhos, 47 netos, 75 bisnetos e 20 tataranetos – uma família que, sozinha, engrossa uma passeata.
Beltrame, numa de suas caminhadas pela reforma agrária (divulgação)
Luiz Beltrame é o que as duas fotos desta página retratam: um homem agarrado aos seus ideais, sem nunca ter tirado o pé da estrada para realizar seus sonhos. Um cidadão de expressões firmes, decididas – convicções que as marcas do tempo não conseguem apagar.
Neste mês em que o Congresso Nacional deve definir o Código Florestal, buscar inspiração em Luiz Beltrame é obrigação de todo bom brasileiro, consciente de suas responsabilidades e compromissos com o futuro. Quem deseja absorver um pouco dessa grande sabedoria, acumulada nesses quase 104 anos de poesia e de luta, deve assistir ao vídeo abaixo. São apenas pouco mais de seis minutos. Os congressistas que vão definir o Código Florestal – que certamente terá repercussão direta na reforma agrária –, deveriam assisti-lo mais ainda.



Nenhum comentário:

Postar um comentário