segunda-feira, 8 de agosto de 2011

A viola extrema caipira interpreta rock'n'roll


A riqueza da viola caipira é infinita e pode, por isso mesmo, trazer grande surpresas. Inclusive a de ser usada por uma dupla de músicos para tocar rock’n’roll, não apenas dos mais clássicos, mas também dos metaleiros pesados. Quem nos delicia com essa tarefa interessante e que exige muito talento é a dupla de violeiros paulistas Ricardo Vignini & Zé Helder, no CD apropriadamente chamado de Viola Extrema – Moda de Rock.
Já escrevi sobre a minha admiração pela música caipira, a verdadeira, aquela que nunca teve preconceito contra o instrumento viola (para ler, clique aqui). Agora tenho a grata satisfação de descobrir essa experiência incrível da Moda de Rock, graças à dica dos meus meninos Ramiro e Jordano - já nem tão meninos assim.
Os roqueiros mais radicais devem odiar esse CD. Eu achei maravilhoso, principalmente pela interpretação dada a Mr. Crowley, de Ozzy Osbourne, que ganhou um andamento lento, triste, mais de uma beleza extraordinária. Tem momentos que a gravação lembra o solo do guitarrista Randy Rhoads, mas alguns arranjos trazem à memória o estilo do violeiro Renato Andrade.
Nesse disco Viola Extrema, a dupla de violeiros visita clássicos do rock, passando pelo estilo progressista, metal, grunge e thrash. Fizeram arranjos para música dos Beatles, Jimmy Hendrix, Sepultura, Iron Maiden e Jethro Tull, entre outros. Vale a pena também ouvir o arranjo maravilhoso que foi feito para In The Flesh, do disco The Wall, do rock progressista de Pink Floyd. A música ficou lenta, mas ganhou em suavidade e mostra um lado diferente da composição.
Quem quiser conhecer o disco, é só entrar na sessão “Multimídia” do site www.modaderock.com.br, onde é possível ouvir todas as músicas. Uma boa oportunidade para conhecer mais sobre esse instrumento maravilhoso, que é a viola caipira. Nessas paradas, a música brasileira já produziu talentos como Renato Andrade, Tião Carreiro, Helena Meirelles (muito admirada nos Estados Unidos), Almir Sater, Renato Teixeira e tantos outros.
Esse dois vídeos nos ajudam a fechar bem esta segunda-feira e seguir semana afora em paz.



Um comentário:

  1. Precioso achado! Linda melodia e arranjo! E que sofisticado o pinicado dessas violas! Pura erudição!!!\Merece uma empolgante salva de palmas!!!

    ResponderExcluir