domingo, 29 de janeiro de 2012

Thomaz Farkas, Pixinguinha e a velha guarda do samba

Thomaz Jorge Farkas – engenheiro, fotógrafo, professor, produtor e diretor de cinema – nasceu na Hungria, mas veio com apenas seis anos de idade para o Brasil, naturalizando-se brasileiro com 20 anos de idade, em São Paulo, no ano de 1944. Dez anos depois, em 1954, no quarto centenário da capital paulista, ele viveria um momento de forte emoção e rara felicidade: filmou Pixinguinha e seus amigos da velha guarda do samba, tocando e dançando descontraidamente.
Farkas morreu no ano passado, aos 86 anos de idade. Mas, seu nome está gravado na história das artes brasileiras, tanto na fotografia, quanto no cinema e também na música. O húngaro naturalizado brasileiro só se lembrou desse filme no ano de 2007, quando vasculhava seus arquivos.
Pixinguinha, no filme, toca com Donga, João da Baiana, Almirante, Benedito Lacerda, Alfredinho, Bide e tantos outros. Donga sai dançando pelo palco, toca pandeiro e prato. João da Baiana dá um show de dança e é aclamado pelos companheiros. Donga volta a dançar e acaba nos braços de Pixinguinha, que também arriscou uns passos.
O samba é a nossa raiz e o choro, a nossa alma musical. Pixinguinha dizia que não era sambista, mas “chorista”. Nesse documentário, postado abaixo, ele deixa revelar suas raízes do samba, ao lado de toda a turma da velha guarda de sambistas brasileiros.
Quem conhece e gosta da música popular brasileira não pode deixar de ver esse vídeo. Ele é um momento especialíssimo da nossa MPB, com imagens raríssimas que, felizmente, foram recuperadas e preservadas. É nossa obrigação reverenciar a memória desses músicos tão geniais, mas também a memória de Thomaz Farkas, um apaixonado por fotografia, cinema, música e todas as artes. Graças a essa paixão, temos as imagens incluídas na reportagem abaixo. As fotos acima são das lentes de Farkas.
Perca só dez minutos de seu precioso tempo, mas ganhe mais de um milhão de horas de puro prazer e contentamento. Esse vídeo nos ajudará, com certeza, a fechar esta noite de domingo e a nos prepararmos para a segunda-feira que começa a chegar daqui a pouco.


2 comentários:

  1. Oi Zeca! Que legal seu blog, já me tornei seguidora. Abraço

    ResponderExcluir
  2. honra e glória "in memorian" a este grande brasileiro, maior que muitos, posto que se tornou brasileiro por opção!!!
    ...zeca, este teu trabalho emociona a gente!!!

    ResponderExcluir