segunda-feira, 5 de março de 2012

125 anos de Villa-Lobos e da brasilidade na música



“Sim, sou brasileiro e bem brasileiro. Na minha música eu deixo cantar os rios e os mares deste grande Brasil. Eu não ponho mordaça na exuberância tropical de nossas florestas e dos nossos céus, que eu transponho instintivamente para tudo que escrevo".

Essas palavras de Heitor Villa-Lobos definem bem o que ele representa para o universo musical do povo brasileiro. Foi ele quem trouxe a brasilidade para a música, depois de passar anos percorrendo o Brasil, principalmente o Norte e o Nordeste, conhecendo e aprendendo com o nosso folclore, o canto popular, indígena e regional.
Hoje, não estamos comemorando apenas os 125 anos que Villa-Lobos estaria fazendo se ainda estivesse vivo, mas principalmente o nascimento da verdadeira música popular brasileira, que é tão rica em melodias e ritmos e respeitada em todo o mundo.
Se dependesse da mãe Noêmia Monteiro Villa-Lobos, o filho teria estuda medicina. Chegou a proibir que o pequeno Heitor aprendesse piano. O pai, Raul Villa-Lobos, que era músico amador, foi quem incentivou o filho a ingressar no mundo da música. Heitor ganhou uma viola adaptada como violoncelo e acompanhava o pai nos encontros com músicos regionais.
Depois da morte do marido, dona Noêmia teve que trabalhar duro para sustentar a família, lavando e engomando guardanapos para a Confeitaria Colombo. Heitor ganhou mais liberdade para conhecer os chorões do Rio de Janeiro, dedicar-se mais à música e, posteriormente, viajar pelo Brasil recolhendo o folclore nacional. Em 1930, criou o Guia Prático da música folclórica brasileira, com 137 arranjos especialmente criados pelo músico.
Villa-Lobos foi um dos nomes mais importantes da Semana da Arte Moderna, em 1922, apresentando três concertos diferentes. Deixou mais de mil composições, ganhou o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Nova Iorque, fundou e presidiu a Academia Brasileira de Música. Morreu em 17 de novembro de 1959, com apenas 72 anos de idade.
A nossa música deve muito a esse grande brasileiro e músico de extraordinário talento e sensibilidade invejável. Para comemorar seus 125 anos de nascimento, nada melhor do que ouvir Feliz Aniversário, composição de Villa-Lobos e Manuel Bandeira. Depois o nosso tradicional O Trenzinho do Caipira. Ajuda a começar a semana em paz...




Feliz Aniversário
Composição: Heitor Villa–Lobos e Manuel Bandeira

Saudamos o grande dia
Em que hoje comemoras
Seja a casa onde mora
A morada da alegria
O refúgio da ventura
Feliz Aniversário!


Um comentário:

  1. Magnífico! Viva Villa Lobos, viva o Brasil, sempre!!!!
    abs,
    Melissa

    ResponderExcluir