sexta-feira, 22 de abril de 2011

Dia Nacional do Vinil lembra Ataulfo Alves

O cantor e compositor Ataulfo Alves (foto) recebeu uma homenagem inusitada. O dia da sua morte, ocorrida em 20 de abril de 1969, transformou-se em o Dia Nacional do Disco Vinil. Ataulfo é autor de canções populares como Amélia, Pois É, Meus Tempos de Criança – que muita gente conhece com Professorinha – Laranja Madura, Atire a Primeira Pedra, entre outras.
Ataulfo era uma figura simpática, alto e magro, que tinha certa semelhança física com o presidente dos Estados Unidos, Barak Obama. Suas composições eram simples e voltadas para temas do dia-a-dia, o que faz com que elas sejam cantadas e guardadas na memória popular. Os versos “ai que saudades da Amélia, aquilo sim é que era mulher de verdade”, foram imortalizados e transformaram Amélia em sinônimo de mulher subserviente, submissa.
A homenagem é justa porque o disco de vinil foi muito popular, transformou-se em relíquia e até hoje é preservado com carinho. Eu, por exemplo, tenho bem guardados cerca de mil discos de vinil, alguns são jóias raras. Ataulfo chegou a gravar sete discos de vinil.
Pra matar a saudade, vamos ver e ouvir o próprio Ataulfo Alves cantando Pois É, num raro vídeo que, infelizmente dura apenas 53 segundo. Em outro vídeo, seu filho, Ataulfo Alves Júnior, interpreta a mesma música e conta o motivo que levou seu pai a fazer essa bela composição.




Nenhum comentário:

Postar um comentário