terça-feira, 19 de abril de 2011

Poema para matar a saudade de Cleonice

Juracema, minha irmã querida, enviou-me por e-mail relato de um episódio triste que ocorreu com Cleonice, que fazia serviços temporários de doméstica no rancho de Uruaçu, onde eventualmente passamos alguns dias para aliviar o estresse. Juracema, a dona do rancho, até vai mais amiúde por lá. Eu, quando muito, uma vez por ano.
Mas Cleonice, que em outros tempos foi viciada em drogas e álcool, prestava um bom serviço, sempre cordial e muito alegre. Nunca aparentou depressão e, ao que sabemos, não fazia uso de drogas ou bebidas no período em que trabalhou para Juracema.
No dia 07 de fevereiro, Cleonice decidiu antecipar sua passagem por este mundo, deixando duas filhas de 8 e 10 anos. Ela estava em sua própria casa, e naquele dia embriagou-se e fez uso de drogas. Juracema se diz chateada por que não chegou a perceber que ela andava mal... Não concordo, acredito que Cleonice foi feliz nos anos em que trabalhou lá no rancho e minha irmã, com certeza, deu sua contribuição para que ela tivesse alguns momentos de alegria.
Mas deixemos que os versos do poema contem a história nos termos adequados...


Cleonice
(Juracema Barroso Camapum)

Sopra-me no rosto a saudade...
Ríamos muito na varanda
Dos seus deslizes juvenis,
Da sua alegria contagiante.
Agora nem o Lago, nem o córrego
Contará com sua presença...
Tão pouco uma sombra
Nas árvores solitárias.
Não verás a copa dos grandes
Coqueiros prateados pela lua cheia.
Hás de galgar para o refúgio dos Deuses
E encontrar consigo mesma.
A noite tão cheia de estrelas...
E você ausente no calor da fogueira.
Sua alma em pânico e delírios
Se exilou sem súplicas,
Nos deixando em prantos e melancolia.

2 comentários:

  1. A Jura conseguiu traduzir em palavras o sentimento que tomou conta de nossos corações com a viagem repentina de nossa amiga. Tive a grata alegria de conviver com a Cleonice em momentos de descontração no rancho que margeia o Lago Serra da Mesa. Fica a saudade e as boas lembranças. Belo poema meu amor !!!!!

    ResponderExcluir
  2. A alma de Cleonice por certo se sentirá mais confortada com essa homenagem tão sensível, de quem foi mais que sua patroa, foi sua amiga...que angústia a dominou tão forte que fez superar o próprio instinto natural de sobrevivência? Como as pessoas são misteriosas e frágeis..Essa poesia é uma oração, um bálsamo para o espírito atormentado da Cleonice...Juracema, por seu turno, é uma alma generosa, que se ilumina com a pureza da amizade...

    ResponderExcluir