domingo, 17 de abril de 2011

Blog faz dois meses de luta pela cultura

Este blog faz dois meses de existência e eu só tenho muito a agradecer a todos que com ele colaboraram. Foram 60 dias dedicados, dentro das nossas limitações de tempo e espaço, a promover a cultura, por meio de vídeos e áudios de músicas, poesias, crônicas, artigos e notícias. Viajamos juntos pelas tragédias do Japão e do Realengo, pelas fotos de cerejeiras e de flores do cerrado de Brasília, pelo canto lírico e o popular, pela literatura de cordel, a poesia, a psicologia, o jornalismo e tantas outras estradas.
Para comemorar dois meses, rendo minhas homenagens àquela que é a inspiração constante do meu dia-a-dia. Ela que é a nossa luz brilhante e aquecedora das horas mais escuras e frias de nossa passagem por esta vida. Com sua atenção, cultura, inteligência e memória fotográfica, faz surgir no rosto o sorriso que brota nessa foto acima, tirada no milênio passado.
O que ela representa em minha vida, dos nossos filhos, familiares e amigos é muito mais do que os versos abaixo conseguem retratar. Versos que foram feitos para uma noite de Natal, e que ficaram registrados no livro Verbo Interior, uma coletânea de poetas e poesias de Uruaçu. Espero que essa luz ajude a iluminar e a aquecer o domingo de todos os amigos, seguidores, colaboradores e comentaristas que ajudaram nessa ainda pequena caminhada do ZecaBlog. Obrigado.


Estrela-guia
(José Carlos Camapum Barroso)

És uma réstia de luz,
Que na noite escura e fria
Atravessa a madrugada
E desperta um novo dia.

Trazes no vácuo o brilho
E o calor do infinito...
Deixas o coração tenro
E o olhar mais bonito.

Quando estás cadente,
Viras fonte de desejos.
Ascendente, és a musa
De poetas benfazejos.

Transformas em prisma
Pesadas nuvens cinzentas,
Por onde passas, livre,
E em cores reluzentes.

Plantas por toda a terra
Grãos de frutos e flores.
Semeias nos corações
A sede eterna dos amores.

Aí, então, já estás aqui,
E, junto aos que são teus,
Espalhas amor e vida,
Dons maiores de Deus.

És muito mais do que luz,
Mais que brilhante e bela...
Tens mais calor que o Sol,
És estrela, és Stela!

6 comentários:

  1. Amigo Zezão. Parabéns pelos dois meses de blog. De alguma forma, sinto-me responsável, uma espécie de padrinho "off road" dessa sua aventura literária virtual. Continue firme, nos brindando com seus textos, experiências e emoções. Longa vida ao Zecablog!

    ResponderExcluir
  2. Grande amigo Maranhão! Você não é apenas o padrinho, mas fonte de inspiração para o estilo do ZecaBlog e também colaborador. Abraço e obrigado.

    ResponderExcluir
  3. Muitas vezes o enriquecimento do conhecimento humano é interceptado pela presença de fatores deletérios e nessa situação somente o inevitável é superior ao ataque malíguino, lendo o seu blog o cara acaba ficando culto mesmo se for um ser em situação de abandono intelectual, Parabéns ... continue assim!

    ResponderExcluir
  4. Nada melhor do que essa linda declaração de amor para celebrar os dois meses de blog.
    Parabéns pela iniciativa e obrigada por preencher nossos domingos com música e poesia!

    ResponderExcluir
  5. Bela homenagem, Zé Carlos! Gostei muito do poema.

    ResponderExcluir
  6. Nossa Zé Carlos, linda declaração e que belas palavras você escreve, é de muito bom gosto seu blog, suas poesias, suas crônicas e suas músicas, vejo todos os dias e gosto muito...Parabéns!!!

    Jeorlene Alves

    ResponderExcluir