terça-feira, 19 de abril de 2011

Casta Diva, de Bellini, e a bela voz de Maria Callas

Maria Callas tornou-se um mito da ópera não apenas pela bela voz e os papeis que imortalizou com suas interpretações geniais, mas também pelo seu temperamento forte e pela conturbada vida pessoal. Polemizou durante os anos 50 e 60 com Renata Tebaldi (clique aqui), com quem chegou, algumas vezes, às vias de fato. Depois, rompeu um casamento de dez anos com seu empresário, e viveu uma tórrida relação com o milionário grego Aristoteles Onassis, com quem não conseguiu ser feliz, mas propiciou uma enxurrada de manchetes aos jornais sensacionalistas.
Alguns críticos consideravam a voz de Renata Tebaldi mais bonita, porém não tinham dúvida em afirmar que Maria Callas foi a maior celebridade da Ópera do século XX e a maior soprano de todos os tempos. Suas interpretações eram intensas e costumava abordar suas personagens com expressiva carga dramática.
A diva viveu apenas 54 anos, mas interpretou dezenas de óperas dos mais diversos estilos. São belíssimas suas interpretações como Medea, Norma, Tosca, Violetta, Lucia, Gioconda, entre outras.
Maria Callas interpretou com genialidade Norma, de Bellini, um papel considerado dificílimo. Sua interpretação de Casta Diva, que podemos ouvir abaixo, é inesquecível. Apreciem.


Um comentário:

  1. Belíssima voz, é de arrepiar ! Vou dar um toque para o Lucas, que têm um prazer especial em ouvir Óperas. Justa homenagem .

    ResponderExcluir