sexta-feira, 24 de junho de 2011

As veias abertas de um mundo globalizado

Eduardo Galeano é uma entidade universal. Não é apenas um escritor uruguaio, latino-americano. Tornou-se do mundo pela grandeza dos seus pensamentos, sem deixar de ser humanista e sem perder de vista os interesses da coletividade. Não é apenas o autor de Veias Abertas da América Latina, clássico que fez nossas cabeças lá pelos anos 70, mas também um escritor sensível, capaz de produzir um texto poético e delicado como O Livro dos Abraços, ou a bela trilogia Memória do Fogo.
Suas opiniões são radicalmente contra a visão capitalista do mundo, o poder do dinheiro e a tirania das classes dominantes. Mesmo seus adversários não têm a audácia de menosprezar seus valores literários, sua conduta coerente e seus pontos de vistas muito bem esclarecidos.
Eduardo Galeano, jornalista e escritor uruguaio
O mundo globalizado trouxe avanços tecnológicos e ampliou o debate sobre a pobreza, as injustiças sociais, os preconceitos, a intolerância religiosa e os regimes ditatoriais, temas transportados para um palco de novas dimensões e repercussões, que passaram a ser tratados em tempo real.
Falta, talvez, aprofundarmos o debate sobre qual sociedade queremos construir para o futuro, sob a ótica do meio ambiente, do uso da energia, do direcionamento do avanço tecnológico, da educação, da cultura e da saúde – entre tantos outros temas.
Essa tem sido a preocupação constante de Eduardo Galeano em seus ensinamentos. Esse, com certeza, é o recado maior que dá a todos nós, de forma descontraída e espontânea, nessa entrevista que reproduzo abaixo. A entrevista foi feita na Praça da Catalunha, em Barcelona, depois de ter visitado a Praça do Sol, em Madri, no período de eleições gerais na Espanha. Fala com o repórter de forma tranquila, serena, como se estivesse num bate-papo com amigos, ali mesmo na praça.
São apenas onze minutos de uma boa conversa, que vale a pena prestarmos atenção, nessa sexta-feira espremida pelo feriado e pelo fim de semana. Ajuda-nos a pensarmos um pouco sobre a sociedade que temos e a que, de fato, queremos. Assistam.


2 comentários:

  1. Olá José carlos, Obrigada por sua visita ao Letra e fel e por suas palavras gentis sobre meu poemito... Vim te visitar e , por coincidencia, estou lendo " As veias abertas da América latina" do Galeano, estou amando, ele escreve de uma forma limpida e mostra uma teia que enreda a todos nós...
    te deixo meu abraço fraterno
    renata

    ResponderExcluir
  2. Essa entrevista é de arrasar...Só Galeano mesmo prá afirmar com todas as letras que se deve tremer quando a razão supera o sentimento, e que o predomínio da razão responde por grandes tragédias da história humana...O período do racionalismo esgotou-se.."cogito ergo sum" já não responde às grandes questões da existência humana....Belo vídeo, que todos deveriam ver e ouvir...

    ResponderExcluir