quarta-feira, 15 de junho de 2011

Noite de São João, Luiz Gonzaga e Pessoa

Tudo tem tudo a ver. As festas juninas brasileiras, o São João muito particularmente, têm influência de diversas culturas que estiveram presentes na nossa formação. A festa foi trazida de Portugal, no período da colonização, mas recebeu influência dos franceses, chineses e espanhois. É uma festa genuinamente misturada, porque, no decorrer dos anos, foi sendo modificada pela cultura brasileira, oriunda dos índios, africanos e imigrantes europeus.
A música marcada teria sido fortemente influenciada pela França, que era uma característica típica das danças nobres, o que fez surgir nossas quadrilhas. A tradição de soltar fogos teria vindo dos chineses. As danças com fitas e as brincadeiras de pular fogueiras, por exemplo, eram muito comuns em Portugal e Espanha.
As comidas típicas das noites de São João são bastante influenciadas pelas colheitas do milho, que ocorre justamente nesse período. Pamonha, cural, milho cozido, canjica, cuscuz, pipoca, bolo de milho, às quais se juntaram outras delícias: arroz doce, bolo de amendoim, bolo de pinhão, bombocado, broa de fubá, cocada, pé-de-moleque, quentão, vinho quente, batata doce e muito mais.
O tema noite de São João sempre foi visitado pelos músicos, compositores e poetas, em várias partes do mundo. Nosso Luiz Gonzaga, o velho Lua, lá no sertão nordestino, deixou belíssimas contribuições para nossa cultura joanina, como era antigamente chamada a festa de São João. Compositores de marchinhas, como João de Barro, o Braguinha, Benedito Lacerda, Carlos Braga e Alberto Ribeiro deram-nos clássicos como “Capelinha de Melão”, “Pedro, Antonio e João”, “Sonho de Papel” e “Pula a Fogueira”.
Em Portugal, Fernando Pessoa dedicou alguns versos ao tema. Os portugueses também têm o hábito de improvisar cantorias, nas ruas, antes da tradicional brincadeira de pular fogueiras (veja vídeo abaixo). Reproduzo também um vídeo de Gilberto Gil, cantando, em show ao vivo, a belíssima Olha pro Céu. E complemento com um terceiro vídeo curioso e bonito: Vítor Ramil canta música que fez para um poema de Fernando Pessoa – Noite de São João.
São muitas misturas, mas o resultado é maravilhoso e bem brasileiro. Confiram.




Olha Pro Céu
(Gilberto Gil)
Composição : Luiz Gonzaga / José Fernandes

Olha pro céu, meu amor
Vê como ele está lindo
Olha praquele balão multicor
Que lá no céu vai sumindo
Foi numa noite, igual a esta
Que tu me deste o teu coração
O céu estava, assim em festa
Pois era noite de São João
Havia balões no ar
Xóte, baião no salão
E no terreiro
O teu olhar, que incendiou
Meu coração.

 
Noite de São João
Vitor Ramil
Poema de Fernando Pessoa; Música de Vitor Ramil

Noite de São João
Noite de São João
Para além do muro do meu quintal
Noite de São João
Noite de São João
Para além do muro do meu quintal
Do lado de cá, eu
Do lado de cá, eu
Do lado de cá, eu
Sem noite de São João
Do lado de cá, eu
Do lado de cá, eu
Do lado de cá, eu
Sem noite de São João
Porque há São João
Onde o festejam
Para mim há uma sombra de luz
De fogueiras na noite
De fogueiras na noite
De fogueiras na noite
Um ruído de gargalhadas
Os baques dos saltos
E um grito casual
De quem não sabe que eu
De quem não sabe que eu
De quem não sabe que eu existo

Nenhum comentário:

Postar um comentário