sexta-feira, 10 de junho de 2011

João faz hoje 80 anos de musicalidade plena

Escrevi semana passada (clique aqui) sobre os 80 anos que João Gilberto faria – e está fazendo – hoje, dia 10 de junho, antevéspera do dia dos namorados. João é um mágico da nossa música. Sua sonoridade é ímpar. Seu estilo refinado influenciou, e influencia até hoje, gerações e mais gerações. A sonoridade dele começa pelo nome – adoro essa sonoridade de J-o-ã-o (não a de j’ão), que juntada ao Gilberto fica melhor ainda.
Para comemorar esta data histórica, e começarmos, como sempre, felizes o nosso fim de semana, resolvi postar a interpretação do aniversariante para Retrato em Branco e Preto, de Chico Buarque e Tom Jobim. Uma canção que, na minha modesta opinião, está entre as dez mais bonitas da música brasileira.
João Gilberto passeia maravilhosamente pela melodia, nesta interpretação, que é ontológica. Peço desculpas apenas pela legenda em francês, mas vale a pena pelo conjunto da obra. Vamos ouvir, curtir e valorizar esse talento brasileiro, tão respeitado e admirado pelo mundo afora.


Nenhum comentário:

Postar um comentário