domingo, 26 de junho de 2011

Aprile Millo vem fechar o Festival de Ópera

Disse e repito aqui neste blog: o 1º Festival de Ópera de Brasília, que será encerrado nesta terça-feira (28.06), não pode e não deve ser o último. Foi sucesso pleno de público e de apresentações belíssimas. O encerramento tem tudo para ser glorioso, com a participação da soprano americana Aprile Millo (foto), acompanhada pela nossa Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro, num concerto em homenagem a Giaccomo Puccini.
A edição do Festival presta justa homenagem ao Maestro Silvio Barbato, morto no acidente da Air France, em 2009. Como Maestro Titular da OSTNCS, Silvio foi um dos principais entusiastas e realizadores de óperas em Brasília. Sempre procurou levar a Orquestra para fora do Teatro, fazendo concerto nas diversas regiões administrativas e no Parque da Cidade, na Torre de TV, Esplanada dos Ministérios e Concha Acústica.
Silvio adorava ver crianças nos concertos. Talvez por isso, os organizadores deste 1º Festival de Ópera tenham confundido as coisas e permitido a entrada de crianças, à noite, num ambiente fechado, para assistirem Ópera. A idéia acertada de Silvio era popularizar os concertos, inclusive com a presença de crianças ao ar livre, em parques, ou outros locais e horários adequados.
Um pequeno escorregão que não chegou a comprometer a qualidade do 1º Festival de Ópera de Brasília, que entre muitos acertos teve o de abrir espaço para talentos brasilienses, como Janete Dornellas e Chris Dantas, no papel de Santuzza, em Cavalleria Rusticana, e Ghandia Brandão e Érika Kalina, como Nedda, em Pagliacci, entre outras revelações do Distrito Federal.
Enquanto aguardamos a terça-feira, que tal ver e ouvir Aprile Millo, cantando a área Tu che di gel sei cinta, de Giaccomo Puccini? Ajuda-nos a passar o domingo e aguardar a segunda-feira em paz.


Um comentário:

  1. Gostaríamos de rever essa grande cantora Aprile Millo no Rio de Janeiro e São Paulo. Por que os empresários não a trazem até nós para deleite dos que amam a ópera? Vejam a possibilidade.

    ResponderExcluir