Disse e repito aqui neste blog: o 1º Festival de Ópera de Brasília, que será encerrado nesta terça-feira (28.06), não pode e não deve ser o último. Foi sucesso pleno de público e de apresentações belíssimas. O encerramento tem tudo para ser glorioso, com a participação da soprano americana Aprile Millo (foto), acompanhada pela nossa Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro, num concerto em homenagem a Giaccomo Puccini.A edição do Festival presta justa homenagem ao Maestro Silvio Barbato, morto no acidente da Air France, em 2009. Como Maestro Titular da OSTNCS, Silvio foi um dos principais entusiastas e realizadores de óperas em Brasília. Sempre procurou levar a Orquestra para fora do Teatro, fazendo concerto nas diversas regiões administrativas e no Parque da Cidade, na Torre de TV, Esplanada dos Ministérios e Concha Acústica.
Silvio adorava ver crianças nos concertos. Talvez por isso, os organizadores deste 1º Festival de Ópera tenham confundido as coisas e permitido a entrada de crianças, à noite, num ambiente fechado, para assistirem Ópera. A idéia acertada de Silvio era popularizar os concertos, inclusive com a presença de crianças ao ar livre, em parques, ou outros locais e horários adequados.
Um pequeno escorregão que não chegou a comprometer a qualidade do 1º Festival de Ópera de Brasília, que entre muitos acertos teve o de abrir espaço para talentos brasilienses, como Janete Dornellas e Chris Dantas, no papel de Santuzza, em Cavalleria Rusticana, e Ghandia Brandão e Érika Kalina, como Nedda, em Pagliacci, entre outras revelações do Distrito Federal.
Enquanto aguardamos a terça-feira, que tal ver e ouvir Aprile Millo, cantando a área Tu che di gel sei cinta, de Giaccomo Puccini? Ajuda-nos a passar o domingo e aguardar a segunda-feira em paz.
Gostaríamos de rever essa grande cantora Aprile Millo no Rio de Janeiro e São Paulo. Por que os empresários não a trazem até nós para deleite dos que amam a ópera? Vejam a possibilidade.
ResponderExcluir