segunda-feira, 27 de junho de 2011

Fica instituído o Dia Nacional do Xará

Dia 26 não é um dia especial no calendário. Não é um dia, por tradição, dedicado a uma pessoa, instituição, categoria ou evento significativo. Pelo menos não era até ontem, domingo, quanto decidi decretar, e está sendo publicado hoje, neste blog, o Dia Nacional do Xará. Uma singela e merecida homenagem a todos aqueles que se chamam José Carlos.
Simples, por razões óbvias: quem tem esse nome não liga muito para ostentações, badalações ou coisas do gênero. E merecida porque ontem, dia 26 de junho de 2011, trocou este mundo por outro, certamente mais justo, um dos melhores xarás que tive a oportunidade de conhecer até hoje.
José Carlos de Freitas Martins (na foto com uma de suas filhas), meu cunhado, foi até os últimos minutos de sua vida, uma pessoa alegre, comunicativa, inspirada e espirituosa. Lutou, por mais de uma década, com alegria, determinação e forte presença de espírito contra uma doença que, de imediato, costuma arrasar o moral das pessoas.
Certa vez, disse ao Xará, e ele concordou de pronto, que as pessoas com esse nome de José Carlos teriam que ter, obrigatoriamente, algum dote a mais, como razão necessária para garantir sua sobrevivência. E ele acrescentou: “Temos que ser bonitos, inteligentes e gente boa”.
Contei a ele que minha mãe tinha escolhido outro nome para minha graça. Por complicações no parto, o médico achou que eu não sobreviveria e batizou-me por José Carlos. Foi como um milagre. Sobrevivi e estou por este mundo resistindo até hoje às intempéries da vida. E ele retrucou: “É Xará... Se ele tivesse escolhido outro nome, talvez você não estivesse aqui pra contar essa história...”
O Xará sobreviveu a esse duro período de mais de onze anos, vivendo bem, feliz, ao lado de sua miss, como chamava sua Wagna, e de suas quatro belas filhas. Mais recentemente, cercado de genros e netos por todos os lados.
A vida nos ensina muitas coisas. O José Carlos nos deu uma lição de vida que há muito não víamos. Foi guerreiro, herói e uma companhia sempre muito agradável. Transformar o dia 26 de junho em o “Dia Nacional do Xará” é uma homenagem mais do que justa a quem nos deixou ainda "bonito, inteligente e gente boa" demais da conta!

6 comentários:

  1. Obrigado ZE. Meu irmao era um encanto. Minha mae tinha rasao. Salve o dia do Xara.

    ResponderExcluir
  2. Homem que sobreviveu ultrapassando todos os limites... Soube viver, dentro das possibilidades sempre fez o que quis. Grande amigo, grande homem, grande marido, ótimo pai, querido irmão, amável filho, avô babão. Hoje com o Papai do Céu faz a gente ficar feliz ao lembrar do quanto lutador ele foi e de como especial é sua história de vida.

    ResponderExcluir
  3. sem duvida nem uma a pessoa mais engraçadas e gente boa que ja conheci...otimo esposo ...otimo pai

    ResponderExcluir
  4. essa foto do zeca com a maeve retrata bem o pai que era...

    ResponderExcluir
  5. Concordo em gênero, número e grau, com as suas considerações...Zé Carlos era gente muito, mas muito boa, além de inteligente, espirituoso, bem informado e excelente "causer"....Há um brilho a mais no céu, com certeza....E viva o dia do xará!!!

    ResponderExcluir
  6. O Zé Carlos Freitas Martins era especial . Alegre, esprirituoso, todos concordam . Com certeza ele será uma estrela que nos mandará muita luz.Gostava de ouvir seus "causos" na casa do Xará. E palmas para ele que enfretou com dignidade a passagem para uma vida de paz.

    ResponderExcluir